• Dengue

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (28) o 9º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014. O resultado foi ainda melhor em relação ao último relatório, chegando a um índice de propriedade de 86,9%, o melhor dos últimos verões. Dos 199 pontos analisados no litoral catarinense, 173 apresentaram condições próprias para banho, contra 167 do relatório anterior. No ano passado, no mesmo período, havia apenas 139 pontos próprios para banho em Santa Catarina. A melhora também pode ser percebida em Florianópolis, onde dos 66 pontos analisados, 54 estão próprios para banho de mar, ou seja, 81,8% de propriedade.

O presidente da Fatma, Gean Loureiro, observa que há fatores naturais para a melhora e também ações individuais da população cada vez mais consciente. “As pessoas tem cada vez mais denunciado crimes ambientais que venham a prejudicar nossas praias e com isso podemos agir com mais eficiência. A tendência é que nos próximos anos possamos ter praias ainda mais limpas no litoral catarinense” explica Gean. Campanhas de educação ambiental também são aliadas e colaboram para a maior conscientização da população, lembra o presidente da Fatma.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar.

O relatório de balneabilidade da Fatma permanece semanal até março de 2014.  É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/mapa.