• Dengue

Plano de Ação Estadual para a Conservação do Preá-de Moleques-do-Sul
(Cavia intermedia)

 

O preá-de-Moleques-do-Sul, cujo nome científico é Cavia intermedia, é um pequeno e raro mamífero cujo habitat está restrito a apenas uma ilha de cerca de 10 hectares localizada no arquipélago de Moleques do Sul, na costa de Santa Catarina.
A espécie figura entre os 20 pequenos mamíferos mais ameaçados do mundo e foi considerada Criticamente Ameaçada de Extinção em todos os níveis: global, nacional e estadual.

prea

Preá-de-moleques-do-sul (Cavia intermedia). Foto: Carlos Salvador

Felizmente, as Ilhas Moleques do Sul estão legalmente protegidas, pois integram os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina. Por outro lado, algumas ameaças à conservação da espécie não puderam ser detidas em decorrência da proteção legal.


Pensando nisso, o Instituto Tabuleiro iniciou a elaboração de um Plano de Ação Estadual (PAE), em 2018, para a conservação do Preá-de-Moleques-do-Sul. A entidade é uma Organização Não-Governamental formada por pesquisadores que atuam há décadas no território do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A ação está sendo realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e conta com patrocínio da Fundação O Boticário para Conservação da Natureza.

ilhaMaiorPrea

Ilha maior de Moleques do Sul, habitat de Cavia intermedia.

Assim, foi realizada a Oficina de Elaboração do Plano, entre os dias 8 a 12 de abril de 2019, em Florianópolis-SC, envolvendo 41 participantes de 18 instituições diretamente relacionadas à conservação do preá-de-Moleques-do-Sul. Ao longo do processo de elaboração deste PAE, foi definido um prazo de cinco anos para execução das ações. Ao final, em processo participativo, foi definido o Grupo de Assessoramento Técnico – GAT dentre os membros da plenária. O GAT tem como missão acompanhar o andamento do Plano durante o prazo estabelecido.

O Plano foi aprovado pela Publicação da pdf Portaria 236 / 2019 (258 KB)  em 12/11/2019

pdf Plano de ação Cavia intermedia (9.42 MB)

spreadsheet MATRIZ DE PLANEJAMENTO (64 KB)

  pdf Protocolo de divulgação e uso de imagens (120 KB)

participantesPrea

Participantes da oficina de elaboração do plano, abril de 2019.