TEMPORARIAMENTE FECHADO PARA VISITA√á√ÉO P√öBLICA DEVIDO √Ä PANDEMIA DE CORONAV√ćRUS.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conserva√ß√£o de prote√ß√£o integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos bot√Ęnicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da regi√£o e os mananciais h√≠dricos que abastecem as cidades da Grande Florian√≥polis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do territ√≥rio catarinense. Abrange √°reas dos munic√≠pios de Florian√≥polis, Palho√ßa, Santo Amaro da Imperatriz, √Āguas Mornas, S√£o Bonif√°cio, S√£o Martinho, Imaru√≠, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siri√ļ, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquip√©lagos das Tr√™s Irm√£s e Moleques do Sul.

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Localizado em uma regi√£o estrat√©gica, √ļnica e muito especial da Mata Atl√Ęntica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes forma√ß√Ķes vegetais do bioma Mata Atl√Ęntica encontradas no Estado est√£o representadas no Parque. Por essa raz√£o, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

No litoral, sob forte influ√™ncia mar√≠tima, s√£o encontradas as forma√ß√Ķes de restinga e manguezal. A Floresta Ombr√≥fila Densa, riqu√≠ssima em plantas ep√≠fitas, cobre as serras e ocupa a maior parte da √°rea do Parque. Nas encostas superiores da serra, envolta em neblina formada pela condensa√ß√£o da umidade que chega do mar, aparece a matinha nebular. Nas partes mais altas do Parque se faz presente a Floresta Ombrofila Mista (Floresta com Arauc√°rias) e os campos de altitudes. Cada ecossistema tem sua fauna e flora caracter√≠sticas, assim como suas esp√©cies dominantes. As ilhas costeiras que fazem parte da unidade tamb√©m apresentam suas singularidades.

Essencial para a prote√ß√£o desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro tamb√©m √© de extrema import√Ęncia por outros motivos. Protegidas pela exuberante vegeta√ß√£o da unidade est√£o as nascentes de rios como o da Vargem do Bra√ßo, Cubat√£o e D‚ÄôUna. Esses rios fornecem √°gua para grande parte dos domic√≠lios da Grande Florian√≥polis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas caracter√≠sticas de solo, relevo e vegeta√ß√£o, como um importante regulador clim√°tico para essas regi√Ķes.

Dentro da √°rea do Parque, no munic√≠pio de Palho√ßa, est√° a Baixada do Maciambu. Essa plan√≠cie, que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro, √© formada por cord√Ķes arenosos na forma de semic√≠culos, resultantes das oscila√ß√Ķes do n√≠vel do mar durante milhares de anos. A regi√£o e considerada, por isso, importante monumento geol√≥gico.

Por suas características, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental.

O Parque tem sua sede em Palho√ßa, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o p√ļblico pode ter contato com esp√©cies nativas. O Parque possui anda dois centros tem√°ticos na sede dos munic√≠pios de Imarui e de S√£o Bonif√°cio.

Mas, além da infraestrutura física, o principal atrativo são as riquezas naturais. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.

TEMPORARIAMENTE FECHADO PARA VISITA√á√ÉO P√öBLICA DEVIDO √Ä PANDEMIA DE CORONAV√ćRUS.

Horário de visitação:

Quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita
Contato: 48 3286 2624.

Como chegar ao Parque

Endere√ßo: Rodovia BR 101, Km 238 tem um viaduto pr√≥ximo ao Posto Maciamb√ļ. Tem que cruzar em dire√ß√£o ao litoras e andar uns 500 metros, vai encontrar o port√£o de entrada. Segue pela estradinha interna at√© o estacionamento

pdf PLANO DE MANEJO (80.13 MB)  

Publicação no site - 30.01.2019

Arquivos

(Texto adaptado do livro "Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ‚Äď Retratos da Fauna e da Flora").
Livro: Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Retratos da Fauna e Flora

Marcos legais

archive LEI N¬ļ 14.661, de 26 de mar√ßo de 2009 (151 KB)

archive DECRETO N¬ļ 3.446, de 10 de agosto de 2010 (3 KB)

archive Lista de legisla√ß√Ķes a respeito do PE da Serra do Tabuleiro (6 KB)

archive Limites atuais (93 KB)