WhatsApp Image 2025 04 22 at 10.17.01

 

No último sábado,19, em celebração à Pascoa, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Programa Novos Caminhos promoveram uma atividade especial com as crianças e adolescentes em acolhimento institucional da comarca de Criciúma e Turvo. A visita do grupo ocorreu na Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, em Nova Veneza.

A programação incluiu atividades de educação ambiental, exercícios de yoga, trilha interpretativa na mata que levou os jovens até uma belíssima cachoeira, passeio a cavalo, além de um delicioso café da manhã e almoço ofertado pelos proprietários da Reserva São Francisco, Sidney José Damiani e Marli Bortolin. Ao final do passeio o grupo foi presenteado com lembrancinhas e guloseimas como balas, pirulitos, chocolates e picolés

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, destaca que contribuir com o programa Novos Caminhos é uma honra para toda a equipe do Instituto. “Trata-se de uma iniciativa de grande relevância, que promove a integração de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Destacamos, especialmente, as oportunidades de contato com o meio ambiente por meio de atividades de educação ambiental, fundamentais para despertar a consciência sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade”, comenta.

Já a diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, ressalta a importância de promover ações que integrem a sociedade à causa da preservação ambiental. “Atuamos ativamente no processo de promoção de ações de educação ambiental em todo o estado, atendendo diversas entidades em Santa Catarina. Por meio das nossas equipes e parceiros nas Unidades de Conservação, bem como, na sede em Florianópolis e nas regionais, buscamos constantemente envolver a sociedade na missão de proteger o meio ambiente”.

A união entre as instituições reforça a missão de cada envolvido, especialmente o nosso compromisso em promover atividades de educação ambiental voltadas à preservação da biodiversidade presente em nosso estado”, disse o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser.

O IMA, por meio da equipe da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, tem levado a educação ambiental à região Sul de Santa Catarina de forma constante. O coordenador da Reserva, Joel Casagrande, acompanhou o grupo nas atividades, e lembrou que essa foi a quarta experiência com o programa na região, fato que oportunizou o reencontro com algumas crianças, que demonstraram carinho com a equipe e tornando o momento ainda mais especial. Trabalhar com crianças em situação de acolhimento sempre aquece o coração. Saber que podemos contribuir, mesmo que de forma simples para melhorar a vida desses jovens é muito gratificante. Foi uma alegria participar da atividade e esperamos que experiências como essa se repitam cada vez mais”, afirma Casagrande.

O biólogo do IMA, Juliano de Mattos Emmerick, explica que a proposta do projeto surgiu como uma forma de cumprir uma das missões do Instituto: contribuir para a universalização do acesso ao conhecimento na área da educação ambiental. Em diálogo com a Vara da Infância da comarca de Criciúma, a equipe foi apresentada ao programa Novos CaminhosRealizamos essa ação junto às três casas de acolhimento de Criciúma e Turvo, e acredito que foi uma experiência muito positiva. Há troca de conhecimentos, momentos de lazer e, principalmente, a oportunidade de proporcionar às crianças e adolescentes o contato direto com a natureza e a vivência em uma área natural”, destaca Juliano.

 

WhatsApp Image 2025 04 22 at 10.18.10

A programação de atividades contou com a presença da bióloga e educadora ambiental, Micheli Ribeiro Luiz, parceira do IMA que atende também na Reserva São Francisco com atividades de interpretação ambiental e do coordenador da Associação da Serra Geral de Montanhismo (ASGEM), Tony Provezano, que realiza o Programa de Prevenção e Apoio às Emergências na Serra Geral (PAESG).

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).