• Dengue

Em atendimento à Lei nº 13.558/2005, a qual dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina participa do processo educativo com a promoção de ações de Educação Ambiental no Estado.

O decreto 3.726/2010 regulamenta o Programa Estadual de Educação Ambiental que visa estabelecer um conjunto de ações estratégicas, critérios e metodologias em Educação Ambiental. Conforme apontado no decreto, ao IMA compete promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e uso sustentável do meio ambiente.

A Coordenadoria de Educação Ambiental da Diretoria de Biodiversidade e Florestas, participa efetivamente das atividades desenvolvidas pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina - CIEA/SC e pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONSEMA/SC, no intuito de elaborar, avaliar projetos, criar resoluções, bem como propor linhas de ações prioritárias, eventos voltados à discussão das práticas, experiências e políticas relacionadas à educação ambiental. 

Dentre as ações já realizadas pelo IMA, destacamos as atividades do Eco-ônibus – Projeto de Educação Ambiental itinerante e o Teatro de Fantoches, que ainda é apresentado com a peça Surpresas da Natureza.

Destacamos que a equipe técnica de Educação Ambiental sempre foi composta por profissionais qualificados nas diversas áreas de formação, tais como Pedagogia, Biologia, Geografia, com especialização em Educação Ambiental, Educação Física, com especialização em Atividade Física e Saúde, Engenharia Ambiental e Oceanologia, com doutorado em Oceanografia Costeira.