Site PAT PS Header

 

Plano de Ação Territorial Planalto Sul

Desde o final de 2018 o IMA trabalha em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA) na implementação do Plano de Ação Territorial (PAT) para conservação de espécies ameaçadas de extinção do Planalto Sul, o qual foi construído a partir de duas oficinas participativas contando com a participação de diversos atores comprometidos com a conservação da biodiversidade. O território do PAT Planalto Sul abrange 43 municípios entre o nordeste gaúcho e o sul catarinense, sendo, ao todo, 27 cidades no Rio Grande do Sul e 16 em Santa Catarina, conforme disposto no mapa:

 Site PAT PS Mapa

 Território PAT Planalto Sul: 43 Municípios, 27 no Rio Grande do Sul e 16 em Santa Catarina

 

Espécies Alvo

Durante as oficinas de elaboração, representantes de diversas instituições dos setores público, privado e de organizações da sociedade civil elaboraram a matriz de planejamento, a qual compreende 1 objetivo geral, 6 objetivos específicos e 41 ações individuais. As ações buscam a redução do risco de extinção das 22 espécies focais, sendo 14 espécies da flora e 5 espécies da fauna, conforme tabela a seguir:

 Site PAT PS Planilha Fauna

Legenda: Em nível de ameaça crescente - DD: Dados Deficientes; LC: Pouco Preocupante; VU: Vulnerável; EN: Em Perigo;  CR: Criticamente em Perigo.

 

 

Site PAT PS Planilha Flora

Legenda: Em nível de ameaça crescente - DD: Dados Deficientes; LC: Pouco Preocupante; VU: Vulnerável; EN: Em Perigo;  CR: Criticamente em Perigo.

 

Cadeias Produtivas

Além do projeto principal, o PAT Planalto Sul é responsável também por outros dois planos de ação que envolvem as comunidades locais dos territórios abrangidos no planalto sul. São eles o Plano de Ação para Potencialização da Cadeia Produtiva do Pinhão, onde através do PAT une-se o extrativismo sustentável e justo do pinhão com a preservação das florestas de araucárias e espécies habitantes desse espaço. E o Plano de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade, cujo objetivo permeia a valorização e o fortalecimento das atividades econômicas baseadas no uso sustentável de espécies nativas, como butiá, araçá, erva-mate e outras.

 

Equipe

O PAT Planalto Sul conta com um Grupo de Assessoramento Técnico - GAT, definido durante a Oficina de Planejamento, e que tem como função acompanhar e monitorar o PAT durante todo o seu ciclo de gestão e atuará como representante dos participantes da Oficina de Planejamento. Compõem o GAT:

  • Luthiana Carbonell dos Santos - IMA (SC) - Coordenadora;
  • Leonardo Marques Urruth - SEMA (RS) - Coordenador Executivo;
  • Jan Karel Felix Mahler Junior - SEMA (RS);
  • Alexandre Krob - Instituto Curicaca;
  • Ricardo Silva Pereira Mello - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS);
  • Alvir Longhi - Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP);
  • Damiane Maria Boziki - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Francisco de Paula;
  • Natal João Magnanti - Centro Vianei;
  • Newton Borges da Costa Júnior – EPAGRI;
  • Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
  • Nêmora Prestes - Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA);
  • Ana Letícia Araújo de Aquino Bertoglio - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).