• Dengue

A tabela a seguir apresenta os parâmetros monitorados na rede de monitoramento de Santa Catarina, especificando-os por estação automática de monitoramento.

Tabela - Parâmetros monitorados em Santa Catarina

Município


Estação

Poluente monitorado

SO2

MP2,5

MP10

PTS

CO

NO2 

O3

Tubarão

Vila Moema

X

X

X

X

X

X

X

Tubarão

São Bernardo

X

 

X

X

 

X

X

Capivari de Baixo

Capivari

X

 

X

X

 

X

X

  • Material Particulado (MP) e Partículas Totais em Suspensão (PTS)

Consiste em uma mistura de partículas sólidas e líquidas encontradas em suspensão no ar. A disposição dessas partículas na atmosfera depende de fatores como: tamanho, peso, fonte emissora, fatores climáticos, entre outros.

Sua classificação se dá conforme o diâmetro aerodinâmico de suas partículas, subdividindo-se em:

    • MP10: Partículas inaláveis em suspensão, cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 10 µm;
    • MP2,5: Partículas inaláveis finas em suspensão, cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 2,5 µm;
    • PTS: Partículas totais em suspensão, compreende as partículas com diâmetro aerodinâmico menor que 50 µm.

No geral, o material particulado pode possuir origens variadas, mas as mais comuns são partículas de ressuspensão do solo (principalmente em áreas com atividades relacionadas à construção civil e indústria da mineração), e o particulado proveniente da queima de combustíveis e biomassa.

O MP10 pode trazer diferentes complicações respiratórias a depender do tamanho de suas partículas. As partículas maiores podem ficar retidas na parte superior do trato respiratório, enquanto que as mais finas podem penetrar mais fundo, atingindo os alvéolos pulmonares.

Segundo a EPA (US Environmental Protection Agency) o MP10, apesar de ser menos agressivo quando comparado com o MP2,5, pode causar irritações em partes como olhos, nariz e garganta, podendo ainda contribuir para o desenvolvimento de outras complicações respiratórias.
Já o MP2,5 pode causar efeitos mais severos na saúde, podendo atingir mais profundamente pulmões, coração e até mesmo a corrente sanguínea, resultando em câncer de pulmão, obstrução crônica pulmonar, entre outras complicações.

  • Dióxido de Enxofre (SO2):

Óxidos de enxofre são encontrados na atmosfera em sua forma gasosa. O dióxido de enxofre é o tipo mais comumente monitorado, servindo de indicador para a presença dos SOx. Caracteriza-se como sendo um gás incolor e de odor característico.

A maioria do SO2 lançado na atmosfera provém da queima de combustíveis fósseis, principalmente por atividades industriais e motores a combustão cujo combustível seja o diesel.

A exposição ao gás do dióxido de enxofre pode causar problemas respiratórios, incluindo falta de ar, dificuldade em respirar e irritação tanto nos pulmões como nas mucosas do nariz e garganta. A depender da concentração e tempo de exposição, os problemas podem se agravar em inflamações e outras complicações. Crianças e pessoas que sofrem de asma são especialmente sensíveis aos efeitos do SO2.

  • Dióxido de Nitrogênio (NO2):

Assim como o SO2, o dióxido de nitrogênio também é encontrado na atmosfera em sua forma gasosa e é usado como indicador da presença de outros óxidos de nitrogênio (NOx). O NO2 é comumente emitido através da queima de combustíveis, de modo que os veículos automotores, juntamente com usinas de geração de energia que utilizam da queima de óleos e gases, são responsáveis pela maior parte de sua emissão.

A inalação desses poluentes pode ocasionar irritações no sistema respiratório assim como agravar outras doenças respiratórias. Contribui para o desenvolvimento de asma e aumenta a suscetibilidade a infecções.

  • Monóxido de Carbono (CO):

O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor muito presente na nossa atmosfera, sendo um dos gases do efeito estufa. Suas principais fontes emissoras incluem veículos automotores e processos que utilizam-se da queima de combustíveis fósseis.

O principal efeito na saúde é a redução de oxigênio no sangue, devido à grande afinidade que essa molécula tem em se combinar com a hemoglobina, cuja função é o transporte de gases no corpo humano, resultando em tonturas e asfixia.

  • Ozônio (O3):

O ozônio é um gás inodoro e incolor que pode ser encontrado tanto nas camadas superiores da atmosfera, quanto ao nível do solo. Ele não é diretamente emitido pelas fontes primárias, mas é gerado através de uma série de reações químicas. 

O ozônio presente próximo ao nível do solo é gerado através de reações químicas na presença da luz solar entre gases como óxidos de nitrogênio (NOx) e os compostos orgânicos voláteis (VOC). Sendo assim, ele é indiretamente emitido por usinas de geração termelétrica, veículos automotores, refinarias e outras fontes semelhantes.

O ozônio ocasiona diminuição da capacidade pulmonar, asma, tosse e irritações, além de agravar outras doenças respiratórias.