O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Florianópolis, realizou nesta quarta-feira, 09 de outubro, reunião no Comando da Polícia Militar Ambiental para apresentar o Projeto Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os cidadãos catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos.

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

O projeto que pretende chegar a todos os municípios catarinenses vai começar no primeiro semestre de 2020 pela região da Grande Florianópolis, em Águas Mornas e Angelina que têm até 20 mil habitantes. No semestre seguinte, em julho de 2020, devem receber a iniciativa as cidades de Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. A partir de 2021 a intenção é levar o projeto para todo o estado de Santa Catarina.

Durante a reunião participaram instituições que atuam com logística reversa realizando o recolhimento e destinação dos produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalages de agrotóxicos e óleos que, geralmente, os cidadãos e até mesmo muitos dos comerciantes, não sabem a maneira correta de descartar. Estas organizações têm postos de entrega e realizam campanhas para que os materiais sejam encaminhados e assim possam ter a destinação correta, muitos sendo transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino, além de mobilizar os consumidores, comerciantes e fabricantes por meio da logística reversa, vai chegar nas escolas. O objetivo é que os estudantes sejam aliados desta ação e auxiliem os pais e a comunidade em geral na destinação correta dos resíduos.

As segunda e terceira fases do projeto têm como finalidade a realização de ações voltadas  à Reciclagem e aos Resíduos Orgânicos. O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

O Projeto vai ser lançado oficialmente em dezembro, em Florianópolis e tem como parceiros o Ministério Público de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, as prefeituras municipais, entre outras entidades.