• Dengue

No meio da imponente e quase impenetrável rocha, uma abertura. No alto da montanha, uma esguia janela permite ver além da pedra. Entre a grandiosidade dos paredões rochosos é a tenuidade de uma fresta que confere ainda mais beleza e exclusividade à serra. E apesar da presença praticamente despretensiosa, é a fenda arenítica que atrai maior atenção e é a grande atração do Parque Estadual da Serra Furada.

Situado nas escarpas da Serra Geral, o Parque Estadual da Serra Furada, uma das 10 Unidades de Conservação de Santa Catarina, tem este nome devido à fenda de aproximadamente 45m de altura e 8m de largura que sobressai no meio da colossal rocha, podendo ser vista a alguns quilômetros de distância.

Criado em 20 de junho de 1980, por meio do Decreto nº 11.233, o Parque tem área de 1.330 ha e abrange os territórios de Orleans e Grão-Pará. Situado nas escarpas da Serra Geral, está ligado geograficamente, na porção oeste, à área do Parque Nacional de São Joaquim (49.300 ha), aumentando a área conservada e favorecendo a biodiversidade existente no local.

Geomorfologia

A geomorfologia do PAESF – como é conhecido o Parque - é caracterizada por relevo escarpado nas áreas mais elevadas juntamente com vales íngremes, evidenciados por forte erosão fluvial, o que remonta às formações geológicas da Serra Geral e Botucatu. Nas áreas onde predominam as rochas sedimentares, a superfície é caracterizada por formas de colinas arredondadas. Seu relevo extremamente acidentado, com altitudes que variam de 400 a 1480m, lhe confere grande beleza cênica, tornando o Parque um local de grande potencial turístico.

Recursos hídricos

O Parque contribui para a preservação de inúmeras nascentes de córregos alimentadores de importantes rios locais, como do Minador que deságua no rio Laranjeiras e contribui para a sub-bacia dos Formadores do Tubarão e, dos rios do Meio e Braço Esquerdo que vão drenar para a sub-bacia do rio Braço do Norte.

Vegetação

A vegetação característica é a Floresta Ombrófila Densa. Ressaltam-se ainda os tipos especiais de vegetação pioneira estabelecidos nos paredões rochosos extremamente íngremes (alguns verticais) da Serra Geral, denominados em seu conjunto como Vegetação Rupícola ou Refúgios Vegetacionais por estarem associados intrinsecamente a substratos rochosos.

A relevância ecológica do Parque Estadual da Serra Furada está relacionada à conservação de ambientes formadores do corredor florestal atlântico brasileiro pertencente a um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do planeta, a Mata Atlântica.

No estado de Santa Catarina, compõe a porção sul do maior contingente florestal contínuo representado pela Floresta Ombrófila Densa e compõe parte da zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O PAESF protege significativo número de espécies florestais raras e ameaçadas de extinção, tipos especiais de vegetação de altitude e florestas primárias de relevante importância para a regeneração florestal local.   

Fauna

Quanto à fauna, estudos iniciais feitos durante a elaboração do Plano de Manejo indicaram a presença de 174 espécies de aves, 10 espécies de mamíferos, 23 espécies de anfíbios, 14 espécies de répteis e 12 espécies de peixes.

O Parque Estadual da Serra Furada possui uma Unidade de Gestão instalada atualmente na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Ambiental de Tubarão.