• Dengue

Trilha da Serra Furada

Para fazer a trilha é necessário contratar um condutor de visitantes credenciado no parque e habilitado para a trilha.

Extensão: 3.500 metros (ida e volta, com saída da casa da sede norte)

Classificação: Pesada

Duração aproximada: 5 horas

Sobre a Trilha: Esta trilha leva ao monumento que deu nome ao parque, a Serra Furada. Dentro da fenda da Serra Furada, a 900 metros de altitude, se tem uma belíssima visão panorâmica do entorno do parque e do vale do Rio do Meio.

A trilha possui uma altimetria de 450 metros (saindo da sede). É uma escalacaminhada com muitos obstáculos, piso irregular e lugares onde é necessário usar as mãos para manter o equilíbrio. Em caso de queda há risco de acidente grave. Para acessar o furo, que fica a 900 metros de altitude, é necessário subir cerca de 30 metros por meio de três lances de via ferrata intercalada com cordas que deve ser feito somente com os equipamentos de segurança fornecidos pelo condutor. Dentro do furo há pouco espaço para deslocamentos que devem ser feitos respeitando-se os limites de segurança.

Circuito da Canela Grande

Extensão: 4.300 metros

Classificação: Moderada

Duração aproximada: 4 horas

Sobre a trilha: Caminhada moderada com pequenos obstáculos e passagem por pequenos riachos, podendo eventualmente molhar os pés. A trilha inicia-se na sede sul e seu trajeto passa por vegetação em estágio inicial, médio e avançado de regeneração, chegando em uma das áreas mais preservadas do parque, onde se pode observar uma floresta primária, com árvores centenárias de canela-preta, laranjeira-do-mato, peroba, bicuíva, guarajuva, dentre outras. No retorno é possível passar no Salto da Piava e mirante antes de chegar no ponto inicial.

Trilha Salto da Piava

Extensão: 2.120 metros

Classificação: Leve Superior

Duração aproximada: 1h e 30 min

Sobre a trilha: Caminhada com pequenos obstáculos (pontilhões, desnível leve e degraus) e piso ligeiramente irregular. A trilha inicia-se no Centro de Apoio à Pesquisa e Educação Ambiental (CAPEA/sede sul) e seu trajeto passa por vegetação em estágio inicial, médio e avançado de regeneração, chegando ao Salto da Piava, uma cachoeira com 10 metros de altura no Rio do Meio Alto. Para chegar ao Salto da Piava é necessário descer 72 degraus. O retorno ocorre em parte pelo mesmo caminho (325 metros), quando se encontra uma bifurcação que seguirá até um mirante natural, possibilitando um outro ângulo para observação da cadeia de montanhas do parque, retornando ao CAPEA.

Circuito do Lagostim

Extensão: 600 metros

Classificação: Leve

Duração aproximada: 30 minutos

Sobre a trilha: Caminhada leve que se inicia no Centro de Apoio à Pesquisa e Educação Ambiental (CAPEA/sede sul), percorre uma área onde havia pastagem e está em processo de restauração natural em estágio inicial. O circuito tem esse nome devido ao lagostim-do-banhado (Parastacus sp.) que vive no banhado do entorno.

Mirante da Serra Furada

Extensão: 850 metros (da sede até o mirante no início da trilha)

Duração aproximada: 40 minutos

Sobre o acesso: o acesso ao mirante se dá por uma caminha em aclive pela servidão do terreno até o início da Trilha da Serra Furada, onde se tem uma linda vista da geoforma da Serra Furada. No caminho observa-se a vegetação nativa em estágio médio intercalada com a plantação de eucalipto que está em processo de retirada, pois esta é uma espécie exótica.