• Dengue

O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick, assinou nesta quarta-feira, 23, a portaria que institui o Código de Orientação de Condutas Ética e profissional da Fatma. O documento foi construído com a participação dos servidores da casa e ficará à disposição da intranet.

O código está dividido em seis partes e abrange desde definições de termos específicos, responsabilidades do servidor com os catarinenses até as relações entre os servidores, seu gestor e a sociedade. “É um ensinamento, serve para conhecimento, para que cada um possa participar dessa orientação, não ficando somente a cargo da diretoria e da presidência a fiscalização dos atos dos servidores da casa”, afirma o presidente.

O material levou cerca de dois meses para ser concluído e contou com a participação de 12 servidores de diferentes áreas. “O código serve para que no momento de dúvida ética, o servidor tenha um material para consultar. Todas as contribuições feitas por esse grupo e por uma pesquisa realizada pela intranet foram transmitidas didaticamente com conteúdo jurídico necessário para este material. Agora é a parte mais difícil, colocar o código em prática”, afirma o auditor e coordenador pelo trabalho, Mário Vicente.

As ações para divulgação e aplicação do código ficarão sob a responsabilidade de uma comissão que será criada nos próximos dias. A comissão também deve criar e julgar processos não disciplinares, além de manter o código atualizado.