• Dengue

A Serra catarinense entrará em a seleta lista de regiões que poderão contar com um helicóptero para atender grandes ocorrência policiais e resgate de vítimas. O governador Raimundo Colombo entrega a aeronave nesta sexta-feira, 29, às 15h30, em Lages. O Águia 4 foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre duas empresas com passivos ambientais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Paralela a entrega do helicópero, Colombo inaugura a 5ª Companhia de Aviação, sediada no aeroporto de Lages. O helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios. Com autonomia de combustível para duas horas de voo, o helicóptero atuará inicialmente nos 18 municípios da região serrana.

A aeronave será usada em ocorrências de grande vulto, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes e transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. Os policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Lages serão treinados para operações aéreas. Além disso, Lages poderá receber os voos do avião bimotor da PM equipado com kit aeromédico para o transporte de órgãos e pacientes graves. “Ter um helicóptero da Polícia Militar é um privilégio para poucas regiões do Brasil. Santa Catarina é referência no país. Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages”, diz o comandante da 5ª Companhia de Aviação, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Serviço
O quê: entrega do helicóptero da Polícia Militar, inauguração da 5ª Companhia de Aviação do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina e ascensão de comando
Quando: sexta-feira, 29 de maio de 2015, às 15h30
Onde: aeroporto de Lages, BR-282, bairro Guarujá, ao lado do Lages Garden Shopping

Informações: SDR/Lages