• Dengue

Seis propriedades rurais de Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte, e de Passos Maia, no Meio-oeste, vão receber por preservar a natureza. Os propriedades foram escolhidas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para receber ro Pagamento por serviços ambientais (PSA). O projeto é feito em parceria com a Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), por meio do programa SC Rural.

As propriedades estão localizadas dentro dos Corredores Ecológicos Chapecó e Timbó, que somam 10 mil km² em 34 municípios. Essas áreas têm o objetivo de unir conservação da natureza com desenvolvimento local. “Dentro deste espaço, identificamos áreas prioritárias para a conservação e, nestas áreas, essas propriedades foram as que mostraram estar mais perto do modelo ideal de preservação de mata ciliar, vegetação, recursos hídricos”, explica a bióloga Shigueko Ishiy, coordenadora do subcomponente Gestão de Ecossistemas da Fatma.

O pagamento pela preservação varia de R$ 87,50 a R$ 350 por hectare/ano, dependendo da qualidade ambiental da área,sendo que cada propriedade pode receber por no máximo três hectares e por um período de três anos. Atualmente estão em processo de vistoria mais 20 propriedades rurais. A meta do programa é a conservação de aproximadamente mil hectares de áreas naturais. “Vamos disponibilizar nos próximos dias um edital com todas as informações sobre as regras do PSA e documentos necessários para que os agricultores saibam como participar”, conta Shigueko.

A beneficiária Maria Goretti Schiess diz que o senso de preservação um dos principais motivos para o ingresso no programa. “Meu pai deixou essa terra para mim e ele era a favor da preservação da natureza. Não gostava de cortar e nem de destruir. Quero deixar essa terra para meu filho, como recordação da nossa família”, afirma a proprietária.

Os primeiros proprietários rurais que aderiram a este programa serão homenageados em 31 de março, em Chapecó; e em primeiro de abril, em Canoinhas.

Mais informação:

Fundação do Meio Ambiente

(48) 3216.1977/ 8845.7087