• Dengue

O relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta sexta-feira, 20, mostra que 134 (67%), dos 200 pontos analisados nas praias catarinenses estão próprios para banho. A falta de chuva nesta semana contribuiu para a melhoria da qualidade da água em relação ao relatório anterior que apresentava 121 pontos próprios.

as praias da Capital, dos 66 pontos analisados, 54,5% estão próprios para banho. Nas demais praias do Estado, dos 134 pontos verificados pela Fundação, 73,1% estão em condições adequadas de balneabilidade. "A Fundação lançou recentemente um aplicativo que facilita a consulta aos pontos próprios e impróprios para banho. Lá é possível verificar o resultado das últimas cinco análises, dando mais segurança para o cidadão", esclarece o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O aplicativo está disponível para Android (Natureza Interativa – Fatma). O relatório também está à disposição no www.fatma.sc.gov.br

Metodologia

As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que pode causar diarréia, vômito entre outros problemas na saúde humana. A Fundação aplica a metodologia do Conselho Nacional do Meio Ambiente para certificar se a praia está própria ou imprópria para banho.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Os resultados da balneabilidade podem ser conferidos aqui no site ou no aplicativo para Android (Natureza Interativa – Fatma).

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente
(48) 3216.1977