• Dengue

A Trilha Ecológica do Rio Vermelho, em Florianópolis, ganhou um novo hóspede nesta semana. É o gato-do-mato, o menor dos felinos brasileiros. Encontrado há um ano, cego e debilitado por não conseguir se alimentar, o gato foi tratado, recuperado, mas não pode mais voltar à natureza.

“Tentamos de tudo, trouxemos oftalmologista, mas infelizmente ele já chegou cego” explica a veterinária da R3 animal, Cristiane Kolesnikovas, ONG que auxilia a Fatma e Polícia Ambiental no tratamento de animais silvestres em Santa Catarina. Os veterinários acreditam que o animal possa ter contraído alguma infecção.

De acordo com o presidente da Fatma, Alexadre Waltrick, toda a estrutura da Fundação é colocada à disposição para que animais debilitados possam ser recuperados e retornem a natureza, no entanto, nem sempre é possível. “Para aqueles que não conseguimos recuperar, tentamos dar ao menos uma qualidade de vida decente, com carinho e bastante assistência, na Trilha do Rio Vermelho. Lá eles ficam em grandes viveiros e são visitados por crianças e adultos, além de ganhar atenção todos os dias por uma equipe de veterinários”, explica Waltrick.

Além do felino, a trilha também abriga macacos, bugios, passeriformes, tigres-d’água, tamanduá, entre outros animais silvestres que foram recuperados, mas não podem retornar ao habitat natural.

Visitação para a Trilha do Rio Vermelho é gratuita, confira AQUI.

Em 2014, o Nutras do Rio Vermelho recuperou cerca de 3 mil animais, saiba mais AQUI.