
O Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) iniciou, nos dias 4 e 5 de novembro, a distribuição de coletores para resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas pós-consumo nos municípios da região Oeste de Santa Catarina. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio entre o IMA e o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

As primeiras entregas ocorreram nas Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente (CODAMs) do IMA em Chapecó e São Miguel do Oeste. A ação vai até o dia 5 de dezembro e deve contemplar cerca de 200 municípios catarinenses.
A iniciativa faz parte da estratégia do IMA para fortalecer a gestão de resíduos sólidos no estado, com foco na ampliação de pontos de entrega voluntária (PEV) destinados a materiais que integram sistemas de logística reversa. “A disponibilização dos coletores busca incentivar a separação correta dos resíduos na origem e facilitar o encaminhamento ambientalmente adequado de materiais que, quando descartados de forma incorreta, podem causar impactos ao meio ambiente e à saúde pública.” reforça o coordenador estadual do programa, Cícero Brasil.
Um dos eixos centrais do PLD é atuar como articulador entre municípios e entidades gestoras, ampliando a capilaridade dos sistemas de logística reversa em Santa Catarina. O programa conta com a adesão de 286 municípios, o que representa 97% das cidades catarinenses, beneficiando diretamente mais de 6 milhões de pessoas.

Os avanços e resultados dessa e de outras ações do programa serão apresentados durante o Encontro Estadual do PLD, marcado para os dias 25 e 26 de novembro, em Xanxerê. O evento reunirá representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e gestores municipais de todas as regiões do Estado.
A programação completa do evento pode ser conferida neste link

