WhatsApp Image 2025 08 25 at 13.06.29 4

 

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio da sua equipe de Educação Ambiental realizou apresentações do teatro de fantoches “Surpresa de Natureza” na Biblioteca Barreiros Filho, em Florianópolis. A atividade contou com a participação de alunos dos colégios Nossa Senhora de Fátima e Padre Jordan, que se divertiram e aprenderam com a história encenada.

O Teatro de Fantoches intitulado “Surpresas da Natureza”, foi criado com o intuito de despertar desde cedo nas crianças a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente. A animação aborda de forma didática vários temas desde o corte de árvores, passando pelo equilíbrio das florestas e das espécies, até chegar ao ciclo da cadeia alimentar. No “palco”, animais e plantas dialogam com as crianças que, compenetradas, aprendem de maneira divertida a serem amigos do meio ambiente. Apesar de pequenos, os alunos da escola de educação infantil se divertem e aprendem com os personagens.

A iniciativa faz parte das ações de Educação Ambiental do IMA, que têm como objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e a comunidade em geral por meio de atividades lúdicas e interativas. Dessa forma, o Instituto busca aproximar o público dos temas ambientais e estimular a reflexão sobre atitudes sustentáveis no dia a dia.” comenta a coordenadora de educação ambiental do IMA, Roselene Felker.

 

WhatsApp Image 2025 08 25 at 13.06.40

O espetáculo encanta o público ao trazer de forma leve e bem-humorada a importância do cuidado com o meio ambiente e da preservação da natureza. O teatro “Surpresa de Natureza”percorre diversas escolas, eventos e espaços culturais em Santa Catarina, reforçando a mensagem de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças para o planeta.

A equipe de Educação Ambiental do IMA é composta por profissionais qualificados, com formação em diversas áreas, como Engenharia Florestal, Geografia, Oceanografia e Educação Física. Essa diversidade de saberes e experiências enriquece o trabalho desenvolvido, garantindo que as informações compartilhadas sejam embasadas em conhecimento técnico e científico. O time é formado pelas servidoras Roselene Marostega Felker, Darlene Helen De Grandi Rosa, Maria Cristina Peixoto Neves e Bianca Alves Dias Martins Parizotto, atuando sob a direção da Diretora de Biodiversidade e Florestas, Sabrina Nunes Cataneo Maestri.