O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - realizaram a segunda edição da capacitação de professores em educação ambiental não formal em Santa Catarina, por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD). O projeto tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, e realizou eventos nos dias 6 e 9 de fevereiro, em Luiz Alves e em São João do Oeste.
A iniciativa, proporciona uma oportunidade para os professores de Santa Catarina ampliarem seus conhecimentos e habilidades em educação ambiental. Sob a liderança do professor Samuel Cunha, a Reciclus desenvolveu material didático exclusivo, o qual será discutido amplamente com o apoio das equipes pedagógicas.
“A educação ambiental desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, além de educar professores para integrar de maneira consistente os princípios da sustentabilidade no currículo escolar. Isso envolve a colaboração entre educadores formais e não formais, bem como a integração de atividades extracurriculares relacionadas ao tema. Estamos comprometidos em disseminar os conteúdos e engajar estudantes e responsáveis, envolvendo toda comunidade, em prol da gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos”, destacou a gerente de Operações e Marketing da Reciclus, Camilla Horizonte.
Já para o professor Samuel Cunha, o encontro tem o objetivo de estimular a implementação de projetos de educação ambiental no âmbito escolar, fornecendo materiais de apoio e estímulo motivacional nos encontros presenciais ou online. “O foco dos encontros é elevar a cooperação e troca de experiências entre os educadores locais e regionais. Os projetos sugeridos podem ser incorporados no Projeto Político Pedagógico (PPP) dos colégios, ou mesmo em complementos nas aulas dos professores.”
O programa de capacitação é parte de um esforço contínuo da Reciclus, que já distribuiu mais de 70 mil cartilhas de educação ambiental em diversos estados do Brasil, e alinha-se com a missão do IMA de promover uma gestão responsável dos recursos naturais em Santa Catarina. A colaboração entre a Reciclus e o IMA, apoiada pelo Governo do Estado, demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental em toda a região. Santa Catarina, hoje, é o estado que mais coletou lâmpadas fluorescentes desde o início das operações da Reciclus, em 2017. São mais de 9 milhões de lâmpadas destinadas de forma ambientalmente correta.
Para Cícero Luis, Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, a realização dessa formação é indispensável: “Avançar na promoção da educação ambiental, com foco na logística reversa e especial atenção à reciclagem de lâmpadas, é um passo significativo. Por isso, a execução desse programa é crucial, pois forma multiplicadores da mensagem proporcionando benefícios para a comunidade.”
Para os municípios que possuem interesse em participar e obter mais informações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), o contato pode ser feito pelo e-mail: pld@ima.sc.gov.br