202001252054

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) vistoriou nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o rompimento da lagoa artificial que recebe o efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Lagoa da Conceição.

Além dos impactos ambientais, o Instituto analisa o cumprimento do Plano de Contingência, uma das condicionantes exigidas pelo IMA durante o processo de licenciamento ambiental. O Plano previa, entre outros, acidentes como rompimento e estabelecia as medidas corretivas que deveriam ser tomadas nestes casos. O IMA verifica neste momento quais destas providências foram atendidas.

Cabe ressaltar que a licença atual da ETE foi concedida pelo órgão ambiental estadual. No entanto, após mudança na legislação, a competência para licenciar tal empreendimento passou para o município. A renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO) da Estação está sob os cuidados da Floram.

Apesar disso, nesta segunda-feira, al√©m da vistoria in loco, a equipe do Instituto realizou monitoramento a√©reo com drone e coletou amostras da Lagoa da Concei√ß√£o para verifica√ß√£o da situa√ß√£o da √°gua. O resultado da an√°lise destas coletas deve sair na quarta-feira, 27 de janeiro. Lembrando que o IMA realiza semanalmente pesquisa de balneabilidade no local, o que permitir√° identificar com precis√£o se houver altera√ß√Ķes ap√≥s o rompimento.

O IMA vai elaborar relat√≥rio e emitir notifica√ß√£o √† Casan solicitando mais informa√ß√Ķes e a tomada de provid√™ncias para a recupera√ß√£o ambiental.