entrega composteiras domésticas CEDUP e IFSC1604

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) Canoinhas, promoveu o evento “Lixo NÃO, luxo!”, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Canoinhas e a GR Soluções Ambientais.

A iniciativa reuniu representantes de instituições públicas e privadas para um momento de reflexão, troca de conhecimento e planejamento de ações voltadas à gestão adequada de resíduos. A programação incluiu ainda oficinas práticas para a confecção de composteiras domésticas, com o objetivo de incentivar a transformação de resíduos orgânicos em biofertilizantes para o solo. O evento é resultado de reuniões institucionais ocorridas em março, quando gestores manifestaram interesse em desenvolver ações conjuntas em prol do meio ambiente. A articulação culminou na criação do grupo de estudos “Compostagem e os agentes de transformação”.

 

1604sheila falando programas

 

Durante o encontro, a equipe da Codam de Canoinhas abordou sobre as políticas públicas e legislações ambientais vigentes, incluindo decretos e resoluções do Conama e Consema, além de orientações sobre o termo de referência para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Também foram apresentados o histórico e os indicadores do Programa Penso, Logo Destino (PLD) instituído pelo IMA. “Todos os municípios da região de Canoinhas já aderiram à iniciativa para a destinação adequada de resíduos sujeitos à logística reversa, como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, nós ficamos muito orgulhosos e entusiasmados com essa conquista”, destaca a coordenadora da regional, Zenici Dreher Herbst.

Outro destaque do evento foi o Programa Ouro Verde, desenvolvido no município de Canoinhas, que promove a troca de materiais recicláveis por moeda verde e produtos no mercado público. Nesse contexto, a implantação de sistemas de compostagem foi apontada como um desafio e uma oportunidade tanto para a sociedade quanto para os gestores públicos.

 

oficina composteira GR 1604

 

Já os servidores do IFSC apresentaram o material “Compostagem: transformando resíduos em riqueza”, abordando definições técnicas, benefícios ao solo, orientações para montagem das composteiras, cuidados necessários e aplicação do biofertilizante. A equipe da GR Soluções Ambientais, também, compartilhou experiências sobre programas ambientais desenvolvidos pela empresa, destacando os impactos do chorume e do biofertilizante no solo. A empresa também forneceu materiais para a realização da oficina prática e viabilizou a instalação de composteiras no CEDUP Vidal Ramos e no IFSC de Canoinhas, além de conduzir uma visita técnica ao empreendimento.

O evento contou ainda com a participação de representantes da Epagri, do CEDUP Vidal Ramos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoinhas, além da presença do coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Nilo Vianna Teixeira, e do servidor do IMA, Ariel Silveira de Armellino, da Diretoria de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental.

 

foto participantes evento1604

 

A destinação ambientalmente adequada de resíduos envolve práticas como reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse sentido, a compostagem se destaca como uma forma de reciclagem que reforça a importância da responsabilidade compartilhada entre poder público, setor privado e sociedade. Entre as iniciativas vinculadas ao tema está o projeto Tatuzinho-bola, que valoriza o papel desse crustáceo como decompositor da matéria orgânica e agente fundamental para a saúde do solo.

O evento foi avaliado como um sucesso, promovendo aprendizado, integração entre instituições e fortalecimento de parcerias. Novas ações já estão previstas para os próximos meses, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na região de Canoinhas. A participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento reforça a relevância da iniciativa para a sociedade, com foco na conservação do solo e na preservação de todas as formas de vida.

WhatsApp Image 2026 03 25 at 16.01.19 1

Durante o mês de março, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), intensificou o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos nas áreas de abrangência das coordenadorias regionais de Tubarão, Concórdia, Joaçaba, Blumenau e Florianópolis. A iniciativa mobilizou servidores e a comunidade para o descarte correto de equipamentos em desuso, evitando que esses materiais sejam descartados de forma irregular e causem impactos ao meio ambiente.

WhatsApp Image 2026 03 25 at 11.24.34 4

“A ação integra uma estratégia contínua do IMA para ampliar a logística reversa em Santa Catarina, estimulando a participação da população e fortalecendo a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor produtivo e sociedade”, destaca, Nilo Vianna Teixeira, da coordenação estadual do PLD.

O cronograma de recolhimentos segue ao longo do mês de abril, com novas etapas programadas em diferentes municípios:

WhatsApp Image 2026 04 06 at 14.30.00

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) tem como objetivo apoiar os municípios catarinenses na destinação adequada de resíduos sujeitos à logística reversa, encaminhando esses materiais às entidades gestoras responsáveis. Essas entidades atuam tanto na reinserção dos resíduos nos processos produtivos quanto na destinação ambientalmente correta dos rejeitos que não podem ser reciclados. Entre os itens contemplados pelo programa estão pilhas e baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos.

WhatsApp Image 2026 04 01 at 15.03.46 3

Ao promover ações como essa, o IMA reforça seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, reduzindo impactos e incentivando práticas responsáveis em todo o estado. Para facilitar o acesso da população, o programa também disponibiliza a localização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que podem ser consultados no site: https://pld.ima.sc.gov.br/

A participação da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa e para a construção de um futuro mais sustentável.

WhatsApp Image 2026 03 31 at 09.30.13 4

WhatsApp Imageedpld 2026 03 19 at 16.29.54

Na quarta-feira, 18, foi realizada a primeira oficina de educação ambiental do programa CEASA Circular, desenvolvido pela CEASA em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD).

A iniciativa marca o início de um conjunto de ações que integram educação ambiental, diagnóstico e aprimoramento do gerenciamento de resíduos, com foco na destinação ambientalmente adequada e no fortalecimento da economia circular na CEASA. A atividade também contou com o apoio da coordenação de Educação Ambiental do órgão.

WhatsApp Image 2026 03 19 at 16.29.edpld51 1

Durante a oficina, educadoras ambientais do IMA promoveram uma dinâmica com resíduos dispostos de forma estratégica, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre o descarte incorreto de resíduos sólidos. “A atividade também contribuiu para a coleta e atualização de dados sobre a situação da CEASA em São José, considerando as especificidades do local”, destacou Nilo Vianna Teixeira, servidor do IMA que atua na coordenação estadual do PLD.

O CEASA Circular está alinhado às diretrizes do Programa Penso, Logo Destino, que busca ampliar a conscientização da população catarinense e incentivar práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos sólidos. A proposta reforça a integração entre instituições e contribui para a redução de impactos ambientais.

Entre as ações previstas estão a realização de diagnósticos sobre o perfil do público que frequenta a CEASA e sobre o sistema atual de gerenciamento de resíduos, além da implementação de melhorias nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada.

WedpldhatsApp Image 2026 03 18 at 11.15.49

 

MONSTANDO COMPOSTEIRA CAPS COM BALDES45678

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Canoinhas (CODAM), realizou uma ação de educação ambiental em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A atividade consistiu em uma roda de conversa sobre a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, com base nos princípios estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Durante o encontro, foram abordados conceitos e práticas relacionadas à reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e outras formas de destinação final, sempre com foco na redução de impactos ambientais e na proteção da saúde pública.

Na ocasião, também foi apresentado o programa Penso, Logo Destino (PLD), iniciativa do IMA que orienta a população sobre o descarte correto de resíduos sujeitos à logística reversa, como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Os participantes receberam informações sobre os Pontos de Entrega Voluntária disponíveis no município de Canoinhas. A ação reforça o papel do IMA como mediador na promoção da responsabilidade compartilhada entre poder público, setor produtivo e sociedade, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

 

APRESENTAÇÃO PLD CAPS

Como desdobramento da atividade, foi implantada uma composteira doméstica nas dependências do CAPS, com apoio da empresa GR Soluções Ambientais, responsável pelo fornecimento dos materiais. A iniciativa permitirá o aproveitamento de resíduos orgânicos na produção de adubo para a horta da instituição, promovendo práticas sustentáveis e reduzindo o encaminhamento de resíduos ao aterro sanitário.

Segundo a coordenadora regional do Meio Ambiente de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst, a ação demonstra a importância da aproximação entre o órgão ambiental e a comunidade. “A educação ambiental é uma ferramenta essencial para promover a mudança de comportamento e fortalecer a responsabilidade compartilhada. Ao levar essas orientações para o CAPS, conseguimos integrar sustentabilidade e cuidado com as pessoas, ampliando o alcance das nossas ações”, destaca.

O servidor do IMA que atua na coordenação estadual do programa PLD, Nilo Vianna Teixeira, reforça a relevância da iniciativa. “O PLD tem como objetivo orientar e facilitar o descarte correto de resíduos, aproximando a população das soluções disponíveis. Ações como essa são fundamentais para que as informações cheguem de forma prática e contribuam para a adoção de hábitos mais sustentáveis no dia a dia”, afirma.

equipe completa roda de conversa1234

Durante o encontro, também foram realizadas reflexões sobre a importância da mudança de hábitos em relação à geração e destinação de resíduos, além de discussões sobre a percepção ambiental e seus impactos no cotidiano. Participaram da atividade 15 pessoas, entre servidores e usuários do CAPS, que também receberam materiais educativos do programa. A ação integra o conjunto de atividades contínuas do IMA voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de práticas sustentáveis em Santa Catarina.

WhatsApp Image 2026 03 13 at 12.36.47

Após meses de reuniões, visitas técnicas e avaliações, foi lançado nesta sexta-feira (13) o programa CEASA Circular, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão de resíduos na CEASA de São José. O projeto traz impactos concretos para a região, promovendo segurança alimentar, redução do desperdício de alimentos, incentivo à agricultura familiar, ressocialização de apenados e a diminuição de até 300 toneladas de carbono (CO₂) por mês.

O CEASA Circular é desenvolvido pela CEASA em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD). A iniciativa amplia as ações previstas no programa, especialmente na etapa 3, voltada aos resíduos orgânicos.

O programa representa uma estratégia para modernizar a gestão de resíduos nas centrais de abastecimento do estado, promovendo maior organização operacional, responsabilidade ambiental e fortalecimento da imagem institucional da CEASA. A ação integra o Termo de Cooperação nº 422/2023, firmado entre as instituições, e está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Entre as ações previstas estão a realização de diagnósticos sobre o perfil do público que frequenta a CEASA e sobre o atual sistema de gerenciamento de resíduos, além da implementação de melhorias nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

 

WhatsApp Image 2026 03 13 at 12.36.48

A próxima etapa deste trabalho contemplará ações de educação ambiental com os usuários da CEASA. Essas atividades serão conduzidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), em parceria com o Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina (Eproj), com o objetivo de orientar e qualificar o processo de separação dos resíduos.”, comenta, Nilo Vianna Teixeira, da coordenação estadual do PLD.

A execução das atividades conta ainda com um grupo de trabalho formado por representantes do IMA, CEASA, empresa Brooks, Sesc Mesa Brasil, Associação dos Usuários, Comerciantes e Permissionários da CEASA, além de compradores e agricultores que atuam no local.

 

pdf Apresentação Programa CEASA Circular (6.78 MB)