WhatsApp Image 2025 08 20 at 17.26.18

 

A etapa regional da XII Feira de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (Fecitec/SC) foi realizada no dia 15 de agosto, no Planalto Norte, e contou com um diferencial importante nesta edição: a parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD).

O PLD é voltado à sensibilização e conscientização da sociedade sobre a logística reversa, tema de grande relevância para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Durante o evento, o IMA promoveu ações de engajamento com professores e estudantes, como a entrega de camisetas do programa e o diálogo sobre a importância da responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos produtos e no descarte correto de resíduos.

Além disso, representantes da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Canoinhas participaram da banca avaliadora dos projetos apresentados na Feira, para trazer um olhar técnico e ambiental para a seleção das iniciativas. A atuação conjunta entre a Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e o IMA/SC reafirma o compromisso do Estado com a educação ambiental e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

WhatsApp Image 2025 08 20 at 11.06.03
 
 
Projetos 
 
Ao todo, 23 projetos foram inscritos na etapa regional da Fecitec/SC 2025, dos quais seis foram premiados e classificados para a fase estadual da Feira, que ocorrerá nos próximos meses. A iniciativa integra estudantes, professores e a comunidade em torno de práticas investigativas e científicas, valorizando a produção de conhecimento em diversas áreas.
 
Um dos destaques da edição foi o projeto “Reciclando memórias, plantando resistência”, da Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga (Porto União), premiado na categoria Ensino Médio. 
 
"Como orientadora, é uma grande satisfação ver o trabalho desenvolvido por nossos professores e alunos ganhar visibilidade além dos muros da escola. Há meses, as atividades do projeto vêm sendo realizadas com empenho e participação ativa de todos. Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho e, sobretudo, de inspiração para seguirmos firmes, ampliando os debates sobre temas tão relevantes para a sociedade contemporânea", disse a professora Denise Delonzek.
 
A presença do IMA na Feira reforça o potencial de articulação entre educação, meio ambiente e cidadania, promovendo uma cultura de responsabilidade ambiental desde os primeiros anos de formação escolar”, reforça a Coordenadora Regional do Meio Ambiente do IMA em Canoinhas, Zenici Dreher Herbst.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atingiu a marca de 6,4 mil profissionais capacitados na área de resíduos sólidos e saúde pública. Na semana passada, as atividades aconteceram na área de abrangência da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Tubarão.

 

Evento PLD Laguna

Em Laguna, evento ocorreu no dia no dia 7 de agosto (Fotos: Vinícius Duarte/IMA)

 

 

O público das formações é, especialmente, formado por agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. O objetivo é que esses profissionais se tornem multiplicadores das informações sobre o destino adequado dos resíduos sólidos, com foco naqueles sujeitos à logística reversa, e da importância dessa medida para a saúde pública.

Na Codam de Tubarão, foram realizados quatro eventos, nos municípios de Braço do Norte, Laguna, Imbituba e Tubarão. No total, cerca de 780 pessoas compareceram.

Cronograma e meta

O ciclo de capacitações iniciou em outubro de 2024 e já passou por diferentes regiões do Estado. A expectativa é atingir cerca de 8,6 até o dia 8 de outubro, quando o cronograma de capacitações se encerra.

Para alcançar essa meta, já foram realizados 44 eventos de capacitação e outros 13 estão programados. Os próximos encontros ocorrerão em Rio do Sul, Criciúma, Mafra e Florianópolis.

Conforme o coordenador do PLD, Cícero Brasil, o apoio das Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente (Codams) e das Gerências Regionais de Saúde da SES têm sido fundamental para reforçar os objetivos do programa e ampliar seus resultados, considerando as particularidades de cada região.

“A disseminação de informação é uma das principais ferramentas para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos”, explica Brasil.

Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 83 mil pneus foram recolhidos, além de 99,5 mil quilos de eletroeletrônicos. Esses números refletem não apenas o volume de materiais coletados, mas também o fortalecimento do senso de pertencimento ambiental e a difusão de boas práticas incentivadas pelo programa.

 

Tubarão

Atividade realizada em Tubarão

 

Braço do Norte

Evento em Braço do Norte 

Laguna

Formação em Laguna

Imbituba

Capacitação em Imbituba 

Foto Ricardo Wolffenbuttel Arquivo SECOM 1a 1

 

A Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis Reciclanip, promovem mais uma Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis neste segundo semestre de 2025. A iniciativa tem como objetivo dar a destinação ambientalmente correta a pneus sem uso, colaborando com o meio ambiente e com a saúde pública, especialmente no combate à dengue.

As inscrições dos municípios interessados em aderir à campanha começam no dia 4 de agosto e seguem até o dia 5 de setembro. Neste ano, para participar o município precisará realizar um cadastro no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) e na Reciclanip. Todas as orientações sobre os procedimentos de inscrição podem ser consultados no documento abaixo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) lembra que o cadastro precisa ser realizado apenas no primeiro acesso. Nas próximas campanhas o município não precisará fazer novo credenciamento no sistema.

“Cada pneu descartado corretamente representa menos um foco potencial da dengue. Essa é uma campanha que une saúde e meio ambiente”, afirmou Maico Luckmann, biólogo da DIVE/SC.

Além do impacto ambiental, o programa atua diretamente na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Pneus descartados de forma inadequada acumulam água parada, tornando-se criadouros ideais para o mosquito.

Penso, logo destino

Na última edição realizada no primeiro semestre deste ano, 115 municípios catarinenses se inscreveram e foram coletados mais de 86 mil pneus inservíveis, marcando o maior volume já registrado. Para esta nova campanha, a meta é ampliar a adesão dos municípios e superar os números anteriores.

Conforme o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, tem alcançado êxito por meio da colaboração entre diferentes áreas. “A articulação, encabeçada pelo IMA, dos municípios, da Secretaria Estadual da Saúde, das associações de municípios e do Ministério Público de Santa Catarina, além de diversos outros parceiros, têm garantido uma rede forte e informada de mobilização em torno da causa da destinação adequado dos resíduos sólidos em Santa Catarina, o que se reflete nos resultados que temos alcançado nas campanhas”, explica.

Como participar

Os municípios interessados devem realizar a inscrição conforme documento abaixo e se organizar para mobilizar a população local. A coleta será gratuita, e o material recolhido terá destino ambientalmente correto.

Cadastro e inscrição acesse AQUI!

O compromisso com o meio ambiente tem ganhado um reforço importante no Alto Vale do Itajaí graças a uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) - por meio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Rio do Sul - e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Alto Vale do Itajaí (Cisamavi). A iniciativa integra o programa "Penso, Logo Destino", desenvolvido pelo IMA e voltado à conscientização da população e à estruturação da logística reversa para o descarte correto de resíduos.  

download

A atuação da 4ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul, sob responsabilidade do Promotor de Justiça Adalberto Exterkötter, tem sido decisiva para a consolidação do programa na região. Além do apoio institucional, o MPSC contribuiu com R$ 240 mil na primeira etapa da iniciativa para a aquisição de contentores para armazenamento temporário de resíduos eletrônicos. O investimento total previsto é de R$ 415 mil, com novos repasses ao longo dos próximos quatro anos. Os recursos são provenientes de acordos judiciais.


"O Ministério Público tem a missão constitucional de defender o meio ambiente. Essa parceria fortalece a atuação dos municípios e aproxima a população da responsabilidade ambiental, especialmente no que diz respeito ao descarte correto dos resíduos. Estamos muito satisfeitos com os resultados até aqui", afirmou o promotor de Justiça Adalberto Exterkötter.  


O programa vem ganhando força: 27 municípios da região já assinaram o acordo setorial com o IMA, garantindo a adesão formal ao projeto. A campanha do primeiro semestre de 2025 recolheu 21.975 quilos de resíduos eletrônicos, número que vem crescendo a cada edição, um reflexo do aumento da conscientização coletiva e do engajamento municipal.  


Os novos contentores adquiridos com apoio do MPSC serão distribuídos aos municípios participantes, reforçando a infraestrutura de coleta e armazenamento e garantindo a continuidade das ações sustentáveis na região.  


O coordenador estadual do programa “Penso, Logo Destino”, Cícero Brasil, destaca a crescente parceira entre promotorias de Justiça e o programa, em diversas comarcas. “Isso fortalece as ações e concretiza a estruturação mínima para o sucesso do programa”, afirma Brasil.

 

download 3
Compartilhamento de experiências


A experiência do Alto Vale será apresentada como um case de sucesso no Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino, em novembro, no município de Xanxerê. A atividade faz parte da metodologia de formação e divulgação de boas práticas desenvolvida pelo programa, no qual coordenadores regionais, gestores municipais e parceiros compartilham os aprendizados e estimulam novas adesões.  


"Levar esse case à conferência em Xanxerê será uma oportunidade valiosa para mostrar que parcerias interinstitucionais podem gerar resultados concretos na área ambiental. Esperamos que a experiência do Alto Vale inspire outras regiões a adotarem iniciativas semelhantes, sempre com o olhar voltado à sustentabilidade e ao futuro das próximas gerações", destacou o promotor de Justiça Adalberto Exterkötter. 


*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC 

WhatsApp Image 2025 06 30 at 17.04.57

Foto: Divulgação/IMA

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), articulou a recolha e destinação de mais de 83 mil pneus inservíveis no primeiro semestre de 2025. O número recorde é resultado da adesão de 115 municípios, de todo o Estado, às ações do programa e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Conforme o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, busca garantir o destino ambientalmente adequado para esse tipo de resíduo, que além de poluir o meio ambiente, representa um grave problema de saúde pública. “Os pneus, quando deixados em lugares inadequados, poluem o meio ambiente e acumulam água, a qual pode se tornar um criadouro do mosquito que transmite a dengue”, explica.

A nova rodada de inscrições dos municípios interessados em participar da campanha de Recolhimento Estadual de Pneus Inservíveis, no segundo semestre de 2025, será aberta a partir de 4 de agosto. O formulário será divulgado no site do IMA (ima.sc.gov.br).

 

São Bernardino

Imagem do WhatsApp de 2025 06 25 às 14.57.42 5dca2ddb

Estudantes colaboraram com a mobilização em São Bernardino. Foto: Divulgação/IMA

 

A campanha do primeiro semestre encerrou com atividades no município de São Bernardino, no Oeste de Santa Catarina. Por meio do Programa de Controle do Aedes aegypti, em parceria com a Escola de Educação Básica Municipal, a Regional de Saúde de Xanxerê, a Dive e o IMA, o município recolheu mais de 2 mil pneus inservíveis. O número é significativo, especialmente para uma cidade com 2.684 habitantes.

“Essa é uma demonstração da importância do PLD, especialmente, para os pequenos municípios do Estado, que estão fora do acordo setorial e que, por meio do Programa, desenvolvem ações de excelência”, afirma Cícero.

Como parte da campanha, o município promoveu uma ação de mobilização dos alunos da rede municipal de ensino a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de recolher pneus inservíveis e conscientizar a comunidade. Os estudantes participantes serão prestigiados com uma viagem de estudos como forma de incentivo e reconhecimento pelo engajamento.

Para viabilizar a ação, a Secretaria Municipal de Administração destinou um espaço adequado para o armazenamento dos pneus recolhidos e a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo apoiou as ações de carregamento e transporte do material.

 

Cronograma segundo semestre de 2025

WhatsApp Image 2025 06 30 at 12.52.52 1