Foto Ricardo Wolffenbuttel Arquivo SECOM 1a 1

 

A Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis Reciclanip, promovem mais uma Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis neste segundo semestre de 2025. A iniciativa tem como objetivo dar a destinação ambientalmente correta a pneus sem uso, colaborando com o meio ambiente e com a saúde pública, especialmente no combate à dengue.

As inscrições dos municípios interessados em aderir à campanha começam no dia 4 de agosto e seguem até o dia 5 de setembro. Neste ano, para participar o município precisará realizar um cadastro no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) e na Reciclanip. Todas as orientações sobre os procedimentos de inscrição podem ser consultados no documento abaixo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) lembra que o cadastro precisa ser realizado apenas no primeiro acesso. Nas próximas campanhas o município não precisará fazer novo credenciamento no sistema.

“Cada pneu descartado corretamente representa menos um foco potencial da dengue. Essa é uma campanha que une saúde e meio ambiente”, afirmou Maico Luckmann, biólogo da DIVE/SC.

Além do impacto ambiental, o programa atua diretamente na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Pneus descartados de forma inadequada acumulam água parada, tornando-se criadouros ideais para o mosquito.

Penso, logo destino

Na última edição realizada no primeiro semestre deste ano, 115 municípios catarinenses se inscreveram e foram coletados mais de 86 mil pneus inservíveis, marcando o maior volume já registrado. Para esta nova campanha, a meta é ampliar a adesão dos municípios e superar os números anteriores.

Conforme o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, tem alcançado êxito por meio da colaboração entre diferentes áreas. “A articulação, encabeçada pelo IMA, dos municípios, da Secretaria Estadual da Saúde, das associações de municípios e do Ministério Público de Santa Catarina, além de diversos outros parceiros, têm garantido uma rede forte e informada de mobilização em torno da causa da destinação adequado dos resíduos sólidos em Santa Catarina, o que se reflete nos resultados que temos alcançado nas campanhas”, explica.

Como participar

Os municípios interessados devem realizar a inscrição conforme documento abaixo e se organizar para mobilizar a população local. A coleta será gratuita, e o material recolhido terá destino ambientalmente correto.

Cadastro e inscrição acesse AQUI!

WhatsApp Image 2025 06 30 at 17.04.57

Foto: Divulgação/IMA

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), articulou a recolha e destinação de mais de 83 mil pneus inservíveis no primeiro semestre de 2025. O número recorde é resultado da adesão de 115 municípios, de todo o Estado, às ações do programa e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Conforme o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, busca garantir o destino ambientalmente adequado para esse tipo de resíduo, que além de poluir o meio ambiente, representa um grave problema de saúde pública. “Os pneus, quando deixados em lugares inadequados, poluem o meio ambiente e acumulam água, a qual pode se tornar um criadouro do mosquito que transmite a dengue”, explica.

A nova rodada de inscrições dos municípios interessados em participar da campanha de Recolhimento Estadual de Pneus Inservíveis, no segundo semestre de 2025, será aberta a partir de 4 de agosto. O formulário será divulgado no site do IMA (ima.sc.gov.br).

 

São Bernardino

Imagem do WhatsApp de 2025 06 25 às 14.57.42 5dca2ddb

Estudantes colaboraram com a mobilização em São Bernardino. Foto: Divulgação/IMA

 

A campanha do primeiro semestre encerrou com atividades no município de São Bernardino, no Oeste de Santa Catarina. Por meio do Programa de Controle do Aedes aegypti, em parceria com a Escola de Educação Básica Municipal, a Regional de Saúde de Xanxerê, a Dive e o IMA, o município recolheu mais de 2 mil pneus inservíveis. O número é significativo, especialmente para uma cidade com 2.684 habitantes.

“Essa é uma demonstração da importância do PLD, especialmente, para os pequenos municípios do Estado, que estão fora do acordo setorial e que, por meio do Programa, desenvolvem ações de excelência”, afirma Cícero.

Como parte da campanha, o município promoveu uma ação de mobilização dos alunos da rede municipal de ensino a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de recolher pneus inservíveis e conscientizar a comunidade. Os estudantes participantes serão prestigiados com uma viagem de estudos como forma de incentivo e reconhecimento pelo engajamento.

Para viabilizar a ação, a Secretaria Municipal de Administração destinou um espaço adequado para o armazenamento dos pneus recolhidos e a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo apoiou as ações de carregamento e transporte do material.

 

Cronograma segundo semestre de 2025

WhatsApp Image 2025 06 30 at 12.52.52 1

WhatsApp Image 2025 06 05 at 12.12.55

 

Na quarta-feira, 5, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) participou da etapa regional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Mafra. A atividade foi conduzida pela equipe do Programa Penso, Logo Destino (PLD), com a presença das coordenadoras regionais Natália Golin e Flaviane Taborda, além do coordenador regional da CODAM de Mafra, Jaironei Deretti.

WhatsApp Image 2025 06 05 at 12.12.56 1

O evento foi promovido pelo IMA em parceria com a Prefeitura de Mafra, a Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de fortalecer ações de educação ambiental, incentivando que as escolas se tornem espaços educadores sustentáveis e resilientes. Como parte da programação, ocorreu nas semanas anteriores a Gincana Intermunicipal, que mobilizou escolas das redes municipal e estadual dos municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. Os estudantes arrecadaram resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, somando um volume equivalente a três caminhões - cerca de 60 metros cúbicos.

 

WhatsApp Image 2025 06 05 at 12.12.54 2

A escola destaque na arrecadação foi o Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), premiado com um computador recondicionado. O equipamento foi montado com a reutilização de resíduos eletroeletrônicos e doado pela Weee.do Logística Reversa, operadora contratada pela Green Eletron, entidade gestora parceira do programa PLD. Todos os resíduos arrecadados que possuem viabilidade de logística reversa serão recolhidos em julho, por meio da Operação de Recolhimento Itinerante do PLD, em parceria com as entidades gestoras.

Conheça mais sobre o Programa Penso, Logo Destino (PLD) no site do IMA neste link: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/qualidade-ambiental/residuos-solidos/programa-penso-logo-destino

 

turma matutino 1

 

Nesta terça-feira, 17 de junho, em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD) com participação de servidores da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente CODAM de Canoinhas, realizou um ciclo de palestras em parceria com a Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral. O evento teve como foco a valorização das árvores no meio urbano e a divulgação do programa PLDcomo iniciativa de educação ambiental voltada à gestão correta dos resíduos.

A atividade contou com a participação de professores e estudantes do 6º ao 9º ano, reunindo informações fundamentais sobre os benefícios da arborização urbana, como regulação da temperatura, melhoria da qualidade do ar e da água, prevenção de enchentes e enxurradas, além da promoção do bem-estar nas cidades.

Durante as apresentações, foram utilizadas imagens de espécies nativas e ameaçadas de extinção registradas pela fotógrafa canoinhense Fátima Santos, que ilustraram a diversidade e o potencial paisagístico do município de Canoinhas.

 

araucárias na Praça Laura Muller

Outro destaque do encontro foi o programa PLD, que busca sensibilizar alunos e suas famílias sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos e sua destinação adequada. Canoinhas conta atualmente com um ecoponto e pontos de entrega voluntária (PEVs), facilitando o descarte responsável por parte da população.

zenici nikolas luciane e bruno

As palestras fazem parte das ações contínuas de Educação Ambiental promovidas pelo IMA, com o objetivo de fortalecer projetos escolares e ampliar a conscientização sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. A iniciativa também contribui para a realização da conferência ambiental organizada pela própria escola, reforçando a importância do protagonismo estudantil na construção de uma cidade mais sustentável.

ec25a867 96f0 47b7 a076 6809101c1aa6

Dando continuidade ao cronograma de capacitações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou, na quinta-feira, 08, em Joaçaba, e na sexta-feira, 09, em Campos Novos a formação: “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”. A ação foi voltada a agentes públicos das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente com objetivo de capacitar multiplicadores do programa, promovendo a correta destinação dos resíduos sólidos e incentivando a conscientização sobre a logística reversa.

WhatsApp Image 2025 05 09 at 14.54.04

A capacitação é fruto de uma parceria entre o IMA e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com a Gerência Regional de Saúde de Joaçaba e Associações de Municípios AMMOC e AMPLASC. O evento reuniu cerca de 315 representantes de 21 municípios da região Meio Oeste, todos signatários do Termo de Cooperação com o PLD.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa aplicados a resíduos como eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, pneus inservíveis e embalagens de agrotóxicos, além de aprender sobre a operacionalização do programa.

WhatsApp Image 2025 05 08 at 19.04.27

“O PLD trabalha para que os profissionais da saúde se tornem agentes multiplicadores na capilarização do sistema de logística reversa em Santa Catarina, por isso é uma grande satisfação contar com a parceria desses profissionais”, destacou o coordenador estadual do PLD, Cícero Luis Brasil.

O Coordenador da regional do IMA em Joaçaba, Rodrigo Pedrini, destacou a relevância da iniciativa. “O PLD é um programa fundamental, tanto para o IMA quanto para os municípios da região e de todo o estado de Santa Catarina. Ele marca o início de uma nova fase de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos com logística reversa. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar a capacitação desses profissionais, que agora levarão esse conhecimento para suas comunidades, promovendo mais qualidade de vida para todos nós.”

A previsão é que até o final de 2025, cerca de 12 mil profissionais participem das capacitações promovidas pelo PLD em todo o estado.