Os roteiros itinerantes promovidos pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em parceria com Reciclus e Green Eletron, seguem realizando ações de destinação ambientalmente adequada de itens da logística reversa em Santa Catarina. Nos dias 03 e 09 de setembro, por meio das empresas Weee.do e Amby Service, ocorreu recolhimento de resíduos eletroeletrônicos e de pilhas, baterias e lâmpadas usadas nos municípios de Ponte Alta e Urubici, na Serra Catarinense.
A ação ocorreu com a participação das coordenadoras municipais do Programa Penso, Logo Destino (PLD) Márcia Ferreira Zart em Ponte Alta, e Luciane Domingos e Regiane Pesenti em Urubici, que foram responsáveis pelo recolhimento e armazenamento adequado dos resíduos em seus respectivos municípios. O volume de resíduos arrecadado expressivo é fruto da participação da população e do empenho das coordenadoras na gestão do programa.
A arrecadação nos municípios foi de 244 kg de eletroeletrônicos, pilhas e baterias em Ponte Alta, e 1.844 kg em Urubici. Em relação às lâmpadas Ponte Alta coletou 1.873 unidades e Urubici, 374 unidades.
Na ocasião o município de Urubici foi contemplado pelo IMA com a entrega de um computador montado e cedido pela Weee.do, com peças usadas que seriam descartadas. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Rodrigues Corrêa, responsável pela arrecadação do maior volume de resíduos eletroeletrônicos no município, foi a instituição recebedora do equipamento.
No dia 10 de setembro, a ação foi realizada na Grande Florianópolis. Por meio do PLD, o IMA promoveu a coleta de itens de logística reversa em diversos municípios que compõem a Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (CODAM) de Florianópolis.
A campanha mobilizou os municípios de Águas Mornas, São Bonifácio, Rancho Queimado, Angelina, Anitápolis, Major Gercino, Nova Trento, Canelinha, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara e Governador Celso Ramos. Entre os destaques, São Bonifácio, Anitápolis e Angelina através da mobilização localconduzida por Adelfia Berkenbrock, Angelita dos Santos, Ademir Kamers e Janício de Souza demostrou grande participação da suas comunidades.
A iniciativa teve grande impacto: ao todo, foram retirados 4.468 kg de resíduos eletroeletrônicos, destacando-se televisores, ventiladores, telefones, controles remotos, notebooks, micro-ondas, pilhas e baterias, entre outros. Ainda foram recolhidas 11.455 unidades de lâmpadas usadas, reforçando a importância de ações coordenadas para garantir o destino adequado desses materiais, evitando que contaminem o meio ambiente.
Com o crescente uso de eletrônicos no cotidiano, iniciativas como essa são essenciais para reduzir o impacto ambiental. A mobilização conjunta de comunidades, gestores públicos e empresas privadas, e mostra que é possível gerar resultados significativos e contribuir para a preservação dos recursos naturais, inspirando outros municípios a seguir o exemplo.
O PLD é coordenado pelo IMA e dedicado a promover e estimular a logística reversa nos municípios catarinenses. Com a integração entre municípios de menor porte é possível reunir um maior volume de resíduos para permitir a logística adequada e a viabilidade econômica para o recolhimento pelas empresas responsáveis (entidades gestoras). Os municípios participam do PLD desde 2022, quando firmaram seus Termos de Cooperação junto ao IMA.
A logística reversa é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, e além de viabilizar a destinação final adequada para os resíduos sólidos, possibilita a diminuição de custos ao erário público municipal, haja vista que o recolhimento é gratuito, e que a destinação dos referidos resíduos para um aterro sanitário acarretaria em custos.
Entre setembro, outubro e novembro, os recolhimentos itinerantes promovidos pelo PLD contemplarão as regiões de São Miguel do Oeste, Itajaí, Rio do Sul, Joaçaba, Caçador, Blumenau e Chapecó.