• Dengue

As características e diversidades culturais, sociais, ambientais e econômicas da foz do rio Itajaí-Açu, uma das mais importantes regiões para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, acabam de ganhar detalhes inéditos no Atlas Ambiental da Foz do Rio Itajaí-Açu. Construída com apoio da Fundação de Meio Ambiente (Fatma), por meio de compensação ambiental, a publicação será apresentada oficialmente no dia 18 de agosto, às 10h30, na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). “Além de ser um belo material, o Atlas traz dados técnicos que podem embasar estudos de novos empreendimentos, sendo de grande importância para a região e também para o Estado”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O Atlas Ambiental da Foz do Rio Itajaí-Açu é resultado da reunião de documentos históricos das cidades de Itajaí e Navegantes, e de estudos recentes de aspectos socioambientais e econômicos das duas cidades, desenvolvidos em mais de dez anos e para diversos projetos. Pesquisadores e colaboradores de universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos assinam os textos, dispostos em mais de 300 páginas e com densa informação técnico-científica ilustradas por fotos, mapas e infográficos.

Seu conteúdo está distribuído em três grandes capítulos que destacam, respectivamente, aspectos físicos e naturais, aspectos socioeconômicos e qualidade e gestão ambiental. A publicação é introduzida por um histórico de ocupação e colonização da região e concluída por imagens históricas da foz do rio Itajaí-Açu, cedidas gentilmente pelas fundações culturais e arquivos históricos de Itajaí e Navegantes. “Os colaboradores do Atlas debruçaram-se sobre documentos históricos para detalhar como a foz do rio Itajaí-Açu transformou-se neste importante polo portuário brasileiro”, explica o coordenador editorial do Atlas, oceanógrafo Fernando Luiz Diehl.

Distribuição

Após o lançamento, o Atlas será distribuído para todas as bibliotecas e escolas públicas e particulares das cidades de Itajaí e Navegantes. Municípios da região que também tiverem interesse poderão receber o material.