O Desafio Sustentável, gincana que incentiva alunos do ensino médio a conscientização ambiental, já tem finalistas. Cinco clubes de escolas diferentes estão disputando o Desafio. A escolha será feita pelos internautas,. Os trabalhos estão disponíveis no desafiosustentavel.com até 6 de julho. O Desafio Sustentável é realizado pela Revista Its, com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). "Educação ambiental é imprescindível para a formação de pessoas conscientes com o meio ambiente”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O projeto envolveu 1.209 alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina. A proposta foi realizar uma gincana, em três fases, sobre assuntos relacionados à água, colocando em prática medidas para a conservação dos recursos hídricos de cada região. A primeira missão dos alunos foi um mapeamento sobre a situação da água e bacia hidrográfica da cidade. A segunda etapa propôs a identificação de ameaças aos recursos hídricos e a elaboração de planos para prevenção de danos. Na terceira e última missão, os alunos criaram ações que motivaram a comunidade a respeito da sustentabilidade. Os trabalhos foram produzidos em vídeos e podem ser acessados no site desafiosustentavel.com/finalistas-etapa-agua-2017.

Conheça as finalistas:

As cinco escolas finalistas são Eladir Skibinski e Alicia Bittencourt Ferreira, de Joinville; Pedro II e Nereu Ramos, Itajaí; e Escola Manoel da Nóbrega, de Rio Negrinho. O campeão será revelado no dia 7 de julho no site do desafio. O Clube vencedor ganhará uma viagem para Florianópolis, participará do Dia do Futuro e da cerimônia oficial de premiação, no dia 10 na sede do Grupo RIC.