• Dengue

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou excepcionalmente nesta segunda-feira, 15, o relatório sobre as condições das praias catarinenses. As análises feitas entre a quarta-feira, 10 e sexta-feira, 12, mostram que 141 pontos estão próprios para banho – 18 locais a mais que no último relatório. Em Florianópolis, 45 estão em boas condições e 30 estão impróprias. Nas demais regiões do litoral, 96 estão próprias e 40 estão sem condições apropriadas para banho. A Fatma analisa 211 pontos no total.

Em comparação a análise anterior, o relatório mostra que houve um aumento do número de pontos próprios para banho. Vinte e dois pontos passaram para próprio e quatro para impróprios. O técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, responsável pela balneabilidade, explica que a melhora deve-se a dois fatores. “As chuvas diminuíram no Estado e a quantidade de pessoas que circulou pelo litoral também, tudo isso influencia na quantidade de dejetos que chegam ao mar”.

A Fatma conta com a parceria do Corpo de Bombeiros para fazer as coletas nas praias e devido aos atendimentos do período de Carnaval houve um atraso na captação das amostras. “Com o intenso movimento do feriado, o trabalho deles é focado em salvaguardar catarinenses e turistas. O pequeno adiamento não prejudica o resultado”, explica o técnico. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177/9172. 8277