• Dengue

Confira os pontos aqui

O relatório mensal de balneabilidade, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta sexta-feira, 30, aponta que 82,9% dos pontos analisados estão próprios para banho. Na Capital, 61 locais, o que corresponde a 81,3% estão em boas condições aos banhistas. Nas demais localidades, 114 pontos – 83,8% - estão próprios para banho.

As coletas foram realizadas durante o mês de setembro, exceto em Garopaba, Laguna, Imbituba e Jaguaruna. Nestes locais, a análise ainda está em andamento e os resultados serão divulgados em um relatório complementar na primeira semana de outubro. A balneabilidade dos pontos desses municípios ainda são os realizados em agosto. Ao todo, 211 pontos são analisados.

Em relação ao relatório anterior, três pontos passaram para impróprios e 11 para próprios. O técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, informa que é comum a melhora das condições de banho nesta época do ano. “Para saber se um ponto é próprio ou não, analisamos os dados das últimas cinco coletas. Como fora da temporada os relatórios são mensais, os números referem-se aos últimos cinco meses, bem no período do inverno em que há menos pessoas nas praias. Daqui para frente, as análises devem apresentar números constantes de balneabilidade”.

O técnico da Fatma salienta que é importante o banhista verificar no site da Fundação (www.fatma.sc.gov.br) ou no aplicativo Natureza Interativa as condições das praias. A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe a Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. As coletas são realizadas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

Mais informações:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto
Comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177