O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, e o gerente da Fatma Arno Gesser Filho abriram o Dia de Ação de Governo, na região de Itajaí. O projeto, idealizado pelo governador Raimundo Colombo, foi organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional e visa aproximar gestores estaduais de representantes locais.

O primeiro encontro da série ocorreu na sede da intersindical e reuniu presidentes de sindicatos associados e gestores municipais de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. O segundo foi em Itapema e reuniu representantes da cidade, de Balneário Camboriú, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas. Os técnicos da Fatma foram questionados sobre processos de licenciamento e questões da legislação. “O encontro aproxima e esclarece dúvidas dos órgãos municipais. Saímos com algumas sugestões que vamos avaliar, mas o principal é poder conversar e mostrar que o órgão está aberto para todos”, explica Waltrick.

A Fatma possui uma Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental em Itajaí que atende 11 municípios. Desses, apenas três não possuem órgãos ambientais estruturados.