A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) entregou nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura Municipal de Guaramirim o parecer favorável à criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Guaramirim. Agora, o projeto será apresentado para a comunidade pela Prefeitura em uma audiência pública marcada para o dia 22 de julho.

A área, que contém 190 hectares, é localizada no Morro do Defuntinho e é um local com grande variedade de fauna e flora, além de recursos hídricos. “Os técnicos da Fatma avaliaram os documentos e detalhes e depois da audiência irão acompanhar as considerações da comunidade até a criação da unidade”, explica o gerente de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais da Fatma, Gilberto Morsch. Participaram da reunião o prefeito Lauro Fröhlich,  o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Jean Paulo Bazzani e a diretora do órgão, Elisangela Girardi.

O que é uma Arie?

É um local de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana. A área possui características naturais singulares ou abriga exemplares raros da fauna e da flora de uma região. O objetivo é preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso da área.