• Dengue

O relatório mensal das condições das praias, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta sexta-feira, 3, mostra que 157 pontos, o que corresponde a 74,4% dos 211 pontos analisados. As coletas do relatório 23 foram feitas pelos técnicos da Fatma na última semana de maio e nesta primeira semana de junho.

CONFIRA OS PONTOS

Em relação ao relatório anterior, divulgado em 29 de maio, houve uma melhora em 13 pontos, que deixaram de ser impróprios. Apenas três perderam as boas condições de banho. , nove pontos passaram para impróprio e dois para próprio. "Houve uma melhora pela falta de chuva. Pedimos sempre que os banhistas ou quem for usar as praias, verifiquem as condições no site da Fatma e no aplicativo Natureza Interativa. A atualização nos meios digitais é mais rápido que nas placas", informa o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe a Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. As coletas são realizadas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

Mais informações:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto
Comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177