A sessão solene em homenagem a passagem pelos 40 anos de atividade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), realizada na Assembleia Legislativa (Alesc), reuniu mais de 250 pessoas. Na solenidade, também foi lançado o livro que registra as quatro décadas de trabalho em prol do meio ambiente realizado pela Fatma.
A galeria de fotos está na fan page da Fatma ou clicando aqui.
Ao todo, duas personalidades, cinco instituições parceiras e 15 servidores atuais e aposentados receberam uma homenagem pela dedicação e serviços prestados junto a Fatma. A bióloga da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais, Beloni Terezinha Pauli Marterer, falou em nome de todos os agraciados. “Recebemos com alegria e compartilhamos com os demais que trabalham na Fatma essa homenagem. Nosso trabalho é para todos. Nossa missão é proteger os recursos naturais para todas as pessoas, incluindo aquelas que ainda não nasceram”, afirmou.
A Fatma foi fundada em 30 de julho de 1975 e, assim como o meio ambiente, ganhou importância no desenvolvimento econômico com o passar dos anos. “A Fundação, durante estes 40 anos, sempre cumpriu com competência seu dever de defender o meio ambiente, sem deixar de lado o desenvolvimento de Santa Catarina. Atuamos pela sustentabilidade. Somos um órgão ambiental referência para o País e pioneiros em muitos processos”, explicou o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.
Em nome da Casa, o deputado João Amim, também lembrou da importância da Fatma para o Estado. “Esse é um momento de celebração para quem sempre se dedicou à sustentabilidade. A Fatma atua no desenvolvimento de Santa Catarina, mas mantendo os cuidados com o meio ambiente e o compromisso com a qualidade de vida dos catarinenses”, falou.
Registro da história
Os presentes no evento puderam levar para casa o livro especial em homenagem a data. Com 160 páginas, o exemplar de Fatma 40 anos – Patrimônio dos Catarinenses, compromisso com a natureza, compila dados, histórias, fotos e muita informações das quatro décadas de atividade. O livro foi feito com base em documentos e de entrevista com servidores de diversas épocas. O material traz também um pouco da trajetória ambiental no País. O livro foi patrocinado pela Portonave – Terminal Portuário.
Conheça os homenageados
- Antônio Carlos Konder Reis – governador do Estado de 1975 a 1979, criador da Fatma
- Padre Raulino Reitz – (in memoriam) – ambientalista que idealizou um órgão especial para os cuidados com o meio ambiente
- Associação dos Servidores da Fatma
- Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina
- Ministério Público do Estado de Santa Catarina
- Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)
- Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
- Jucélia Cardoso Caetano – presidente da Fatma por duas gestões. De 1990 a 1991 e de 1992 a 1993. Foi protagonista na conquista de diversos direitos dos servidores.
- Heriberto Hülse Neto – (in memoriam) – atuou com compromisso na Diretoria de Licenciamento, sendo presidente interino por diversas vezes.
- Luiz Alvino dos Santos – servidor mais antigo da Fundação e que ainda está atuando.
- Lenir Alda do Rosário – pesquisadora da avifauna catarinense, com publicação de vários livros.
- Maria Sueli Pacheco – servidora que se destacou na elaboração de toda a documentação para o início da Fatma
- Genival Cavalcanti Vieira da Silva – geógrafo, atuou no licenciamento ambiental e no levantamento de fauna e flora de Santa Catarina
- Débora Magali Brasil – servidora da Diretoria de Proteção dos Ecossistemas. Representa a nova geração de técnicos comprometidos com o meio ambiente e com a instituição.
- Rosemari Bona – gerente da Coordenadoria de Blumenau e funcionária da Fatma há 25 anos. Destaca-se na atuação da Fundação no interior do Estado, promovendo a aproximação da Fatma com instituições e cidadãos.
- Cláudio Carvalho – atualmente gerente Administrativo, Financeiro e de Contabilidade, iniciou na instituição como Office boy. Com dedicação e compromisso contribuiu para o fortalecimento do órgão ambiental.
- David Vieira da Rosa Fernandes – atualmente técnico da Gerência de Licenciamento Urbano, foi diretor da antiga diretoria de Estudos Ambientais, hoje diretoria de Proteção de Ecossistemas. Atua na Fundação há 30 anos e é destaque em licenciamento de antenas de telefonia e equipamentos náuticos de Santa Catarina
- Beloni Terezinha Pauli Marterer – bióloga da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais. Destaque em pesquisa e produção de conhecimento na biodiversidade de Santa Catarina, principalmente em aves.
- Ana Verônica Cimardi – também bióloga da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais é destaque em pesquisa e produção de conhecimento da biodiversidade de Santa Catarina, especialmente em mamíferos. Coordenadora executiva do projeto de proteção da Mata Atlântica (KFW).
- Ivone Cunha – assessora da presidência, atuou no atendimento administrativo de vários gestores da instituição durante os 38 anos em que trabalha na instituição..
- Bertoldo Cesar de Morais – servidor atuou com dedicação nos recursos humanos da instituição. Começou sua trajetória como Office boy e seguiu na Fundação até a aposentadoria.