• Dengue

Com mais de 2 mil araucárias, o Parque Estadual das Araucárias, localizado entre São Domingos e Galvão, foi aberto à visitação pública nesta quinta-feira, 7. O evento realizado no Centro de Visitantes do parque reuniu 300 pessoas.

A unidade de conservação, criada em 2003, têm 600 hectares e está sob a responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). “Serve para conservação, para lazer e, principalmente, para ampliar o conceito de preservação para as novas gerações”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

A co-gestão do Parque será feita pelo Grupo de Apoio a Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiros). A equipe existe há cinco anos e trabalhou voluntariamente no Parque até janeiro deste ano quando foi firmado um contrato para a gestão no período de dois anos, por um valor de R$ 600 mil.

A partir da abertura, moradores da região e visitantes terão à disposição trilhas ecológicas, educação ambiental e oficinas. "As unidades de conservação devem servir para a comunidade e a preservação ambiental, como um lugar de lazer e de pesquisa também", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini.

Saiba mais:

Parque Estadual das Araucárias
Aberto de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: do Centro de São Domingos, seguir até a Vila Milani. Dali, pegar a estrada para Oeste até o parque.