• Dengue

Técnicos de diversos setores da Fatma participaram na quarta-feira, 6, de palestra sobre monitoramento de quelônios, mais conhecidos como cágados-rajados. A palestrante, doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Raissa Fries Bressan, falou sobre suas experiências em pesquisas na área.

Durante o seminário, os servidores, além de adquirir conhecimento, também tiveram a oportunidade de trocar ideias e esclarecer dúvidas. Os assuntos giraram em torno da diversidade da espécie no Estado, o que se sabe até o momento sobre esses animais e pesquisas em campo. A palestrante também contou sobre como foi realizar pesquisas na Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) São Roque.

O principal objetivo é proporcionar mais esclarecimento sobre como um empreendimento hidrelétrico pode afetar as espécies de cágados. “Antes da instalação de uma hidrelétrica é preciso saber a dimensão do impacto que ele vai causar na população de quelônios no local”, explica a bióloga da Coordenadoria de Fauna da Fatma, Fernanda Abbud.