• Dengue

As análises feitas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e divulgadas nesta sexta-feira, 18, apontam que houve um pequeno aumento no número de pontos próprios para banho. Dos 211 locais avaliados, 143 estão próprios para banho – dois a mais que na semana anterior. As análises feitas nos dias 14, 15 e 16 de março, mostram que Florianópolis tem 45 pontos estão em boas condições e 30 estão impróprios. Nas demais regiões, 98 estão próprios e 38 devem ser evitados. As análises semanais encerram-se em 1º de abril.

No 13º relatório desta temporada, cinco pontos passaram a ser próprios e três impróprios. “Os números se mantêm estáveis, apenas com alterações pontuais em locais que sempre apresentam sazonalidade”, explica o técnico do laboratório da Fatma e responsável pela balneabilidade, Marlon Daniel da Silva.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177/9172. 8277