• Dengue

Dos 211 pontos do litoral catarinense analisados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), 143 estão próprios para banho. As coletas feitas nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março revelam que os números se mantêm estáveis em Florianópolis, com 44 pontos próprios e 31 impróprios. Nas demais regiões, 99 estão aptos para os banhistas e 37 devem ser evitados. Este é o 11º relatório da temporada de verão. As análises semanais encerram-se em 1º de abril.

Houve um pequeno aumento no número de pontos próprios para banho em relação ao relatório anterior. Nove pontos passaram para próprio e seis para impróprio. Os técnicos da Fatma indicam que os banhistas consultem sempre os canais da Fundação na internet antes do banho de mar. “Muitas placas são foco de vândalos, que quebram, queimam ou até tiram do lugar. No site e no aplicativo, as informações são atualizadas conforme as análises são feitas”, informa o técnico de laboratório da Fatma e responsável pela balneabilidade, Marlon Daniel da Silva.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177/9172. 8277