• Dengue

O quarto relatório de balneabilidade deste ano foi divulgado nesta sexta-feira, 29, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). De acordo com as análises feitas nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, 131 pontos analisados estão próprios para banho. Em Florianópolis, 48 estão em boas condições para banho e 27 estão impróprios. Nas demais regiões, 83 estão próprios e 53 pontos devem ser evitados pelos banhistas. Ao todo, são avaliados 211 locais.

Em relação à semana passada, o relatório mostra que seis pontos passaram a ser impróprios e outros quatro passaram para próprio. O técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, responsável pelas análises, explica que há cuidados especiais a serem tomados em dias de chuva. “Quando chove ou no dia seguinte, é importante que o banhista evite locais próximos a desembocaduras de rio, valas ou tubulações. É por eles que toda a água da rua e, consequentemente, a sujeira, é levada ao mar”, atenta o técnico.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177