Empresas que se destacaram nos cuidados com o meio ambiente receberam nesta terça-feira, 8, o Prêmio Fritz Müller, dado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O órgão também homenageou o promotor de Justiça, Paulo Antônio Locatelli com o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. O evento ocorreu na Fiesc e contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

O Prêmio Fritz Müller está na 17ª edição e voltou a ser realizado, após sete anos, em comemoração aos 40 anos da Fatma. “É uma forma de reconhecermos as empresas que se destacam, que mostram suas inovações e dão ao nosso Estado um diferencial em relação aos demais da federação”, declarou Alexandre Waltrick Rates.

Homenageado por abrir canais de comunicação entre os técnicos da Fatma e o Ministério Público e na forma de resolver os embates da legislação ambiental, o promotor Paulo Locatelli destacou a importância do Prêmio às empresas e a homenagem. "Dizem que reconhecimento é o alimento da alma e eu estou em um banquete hoje. Quero dividir este prêmio com todos do Ministério Público", afirmou Locatelli.

Durante a premiação, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, falou do momento atual de Santa Catarina e sua relação com o meio ambiente. "Políticas de inovação, com responsabilidade ambiental, elevam o Estado e essa parceria faz com que haja mais desenvolvimento. Cada uma das empresas premiadas mostra o compromisso com o meio ambiente e com Santa Catarina", falou.

O prêmio e os vencedores

O Prêmio Fritz Müller é concedido pela Fatma a empresas e instituições públicas que possuem ações de destaque no cuidado ao meio ambiente. O prêmio leva o nome do naturalista alemão Johann Fiedrich Theodor Müller, que viveu em Blumenau durante 45 anos. Neste ano, 56 empresas e instituições públicas se inscreveram nas 13 categorias. O Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza é dado para uma personalidade que atua em prol das causas ambientais.

Confira os vencedores:

Vencedor

Gestão Ambiental - BMW Group Plant Araquari

Reciclagem - Termotécnica Ltda

Conservação de Insumos de Produção, Água - Cerâmica Urussanga S.A – Ceusa

Conservação de Insumos de Produção, Energia - Usina Cidade Azul e Fotovoltaica Ufsc

Educação Ambiental - Escola Municipal do Meio Ambiente

Recuperação de Áreas Degradadas - Associação Jorge Lacerda