• Dengue

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, entregaram na manhã desta terça-feira, 1º, em Balneário Camboriú, a licença ambiental de instalação para a nova bacia de evolução e canal de acesso para o Complexo Portuário de Itajaí. A entrega foi durante o Fórum de Mobilidade Urbana Sustentável, organizado pelo BMW Group.

Para o governador, a obra é fundamental para que o Estado continue competitivo. “Essa obra é indispensável para que o porto seja cada vez mais atuante e continue ajudando no desenvolvimento de Santa Catarina. É uma obra grande, de custo elevado, mas precisa ser feita. Com a licença ambiental, a obra pode ser iniciada imediatamente. O porto é um dos principais vetores do nosso desenvolvimento”, disse o governador.

A licença permite o começo imediato da primeira fase das obras de reestruturação do canal de navegação do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú. A obra vai abranger a dragagem de alargamento do canal de navegação e a implantação da nova bacia de evolução para permitir acesso de navios com até 336 metros de comprimento. O valor investido pelo Governo do Estado é de R$ 105 milhões. “É uma obra importância vital para o nosso Estado. O porto poderá crescer e receber mais navios. O licenciamento foi demorado, porque todo o complexo ambiental foi avaliado tanto na parte marítima, quanto na terrestre. Santa Catarina ganha muito com isso”, destacou o presidente da Fatma.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, o complexo perderia na movimentação de cargas. “Os portos de Itajaí e Navegantes movimentam cerca de 1,1 milhão de contêineres por ano, sendo o segundo em movimentação de contêineres do Brasil, perdemos só para Santos. Sem as obras essa condição está perdida. Todo o processo de importação e exportação, ou seja 70% das cargas, seria perdido. É uma grande obra, que traz muitos benefícios”, explicou.