Uma audiência pública realizada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na quinta-feira, 26, em Águas Frias, reuniu mais de 300 pessoas. O evento serviu para apresentar para o órgão ambiental e para a comunidade a Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da bacia do Rio Chapecó, no trecho Baixo Chapecó. “Esse encontro é só para conhecermos o estudo dos possíveis pontos onde podem se instalar usinas hidrelétricas. Não é licenciamento, não há projeto”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

O trecho do rio analisado compreende da foz até a Usina Quebra-queixo, em uma extensão que compreende os municípios de Planalto Norte, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Águas de Chapecó e Águas Frias. Os estudos começaram há dois anos, envolveram 40 pessoas e foram feitos com base no inventário da bacia que identificou a possibilidade de nove aproveitamentos hidrelétricos na área. “Foram avaliados em conjunto aspectos socioeconômicos, físicos, de peixes, da flora da região e verificados dados de barramento das usinas, de melhorias de lugar etc. Esse é o primeiro ponto para depois serem feitos os Estudos de Impacto Ambiental e os Relatórios de Impacto Ambiental, os EIA/RIMAs”, falou Ricardo Rolim de Moura, um dos empreendedores dos aproveitamentos hidrelétricos.

Além da apresentação dos estudos, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre os futuros projetos e expor suas opiniões. “É o início das discussões e temos que entender bem para poder orientar e auxiliar nossa população e o município como um todo”, afirma o prefeito de Águas Frias, Danilo Daga.