A Fundação do Meio Ambiente (Fatma), representada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da Grande Florianópolis (Codam), promoveu a penúltima oficina de compostagem, nesta quinta-feira, 15. O evento foi realizado em Biguaçu, na localidade de Sorocaba, no núcleo de frangos da integradora Morgana.

Durante a oficina, os participantes aprenderam e compartilharam dicas para um melhor aproveitamento das composteiras em seus aviários e também puderam esclarecer dúvidas referentes a licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural (CAR). Para a avicultora Valdirene Prim, o evento foi importante para aprender sobre as atribuições das instituições ambientais. “Foi bem interessante, pois contribuiu para que pudéssemos perder o receio que tínhamos em relação aos órgãos. Além de fiscalizar, eles também nos orientam a respeito de nossas obrigações legais, referente à documentação, solicitação de licenciamentos e procedimentos”, explica Valdirene.

Dos 18 municípios que são atendidos pela Codam de Florianópolis, 13 possuem atividades de avicultura, o que significa uma participação expressiva na economia da região. Segundo o analista técnico da Fatma, Cícero Brasil, o evento também é uma boa oportunidade para que os avicultores tenham acesso às formas corretas dos procedimentos referentes a licenciamentos. “Os avicultores têm a oportunidade de obter informações que normalmente teriam que buscar em vários locais. Queremos mostrar que é possível lidar com a terra, reduzir contaminações e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente”, esclarece Brasil.

Saiba mais sobre a próxima oficina:

Nova Trento Data e horário: 16 de outubro, das 9h às 11h
Local: propriedade de Florindo Martinelli