Mais de 30 pessoas que fazem parte da Associação dos Pescadores Artesanais e Amadores do bairro João Paulo, na Capital, estiveram nesta quarta-feira, 30, na Fundação do Meio Ambiente (Fatma). A comunidade acompanhou a entrega do projeto para a construção de um trapiche no local, feito pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, e recebeu informações sobre o licenciamento da obra.

Os pescadores foram recebidos pelo chefe de gabinete e gestor ambiental da Fundação, André Adriano Dick, que explicou todo o processo de licenciamento da obra e os prazos. “Se o projeto feito pela empresa contratada pela Prefeitura estiver de acordo com as normas técnicas, o prazo para licenciamento é de dois meses. Por se tratar de uma obra de interesse público, tem prioridade dentro da Fatma”, afirma Dick.

O projeto entregue pela Prefeitura, e que deve ser protocolado oficialmente para que o processo tenha segmento, prevê a entrada no mar de uma estrutura de 250 metros. O investimento que será feito com recursos municipais e com uma emenda parlamentar deve custar cerca de R$ 3,8 milhões. “É uma obra que tem o apoio da comunidade, do prefeito, que tem recursos e agora, tem o apoio da Fatma”, explicou o diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras, Américo Pescador.

A estimativa da Prefeitura é que no local existam 60 embarcações. As melhorias no bairro são aguardadas pela comunidade há 20 anos. “Hoje a gente largou a pesca para acompanhar e com esse trapiche isso vai melhorar nossa qualidade de vida. Também é uma forma de incentivar e manter nossa cultura, nossa pesca, que cada vez mais diminui o número de pessoas interessadas em se manter na pesca”, declarou o presidente da Associação, Silvani Ferreira.

Em 2010, um projeto outro projeto que previa extensão da faixa de areia e outras melhorias foi protocolado na Fatma. O processo não teve sequência por inconsistências e falhas no projeto.