• Dengue

A equipe da Diretoria de Proteção dos Ecossistemas, responsável pelos Corredores Ecológicos, estiveram reunidos com policiais militares ambientais para apresentar o sistema de Cadastro de Áreas de Estoque Incremental Florestal (Cadef). O sistema foi criado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para mapear e avaliar o estado de conservação de áreas de preservação dos proprietários rurais dos Corredores Ecológicos Chapecó e Timbó.

O sistema possui um mapeamento detalhado do uso e da cobertura do solo nas áreas dos corredores e faz um cruzamento de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações do levantamento aerofotogramétrico. “O sistema é um instrumento de gestão de áreas para o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) e, como oferece imagens e dados detalhados das propriedades rurais do Estado, pode ser usado para outras finalidades pelo Governo do Estado, inclusive em ações de planejamento”, explica a bióloga Shigueko Ishiy, coodenadora do subcomponente Gestão de Ecossistemas da Fatma.

O projeto dos Corredores Ecológicos é feito em parceria com a Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), por meio do programa SC Rural.