O encontro entre 14 municípios da Grande Florianópolis e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), realizado nesta quinta-feira, 16, abriu um canal entre os órgãos ambientais municipais e o estadual. Os representantes debateram processos de licenciamento e aproveitaram para apresentar uma lista dos processos que estão em tramitação na Coordenadoria de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Codam) da região.

Para o prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, o município só tem a ganhar. “Esse encontro é muito propício, pois é preciso saber o que o município deve fazer para agilizar os processos de licenciamento e assim podemos dar uma resposta positiva e ágil para a população”, explica.

Os representantes também puderam entender como funciona o sistema de informações ambientais da Fatma, além de conhecer como funciona o processo jurídico de licenciamento. “Quem sabe o problema de cada região é o representante do seu município, o órgão estadual só serve de auxílio. Precisamos estreitar uma parceria e conhecer melhor a demanda de cada região”, explica o coordenador da Codam da Grande Florianópolis, Daniel Vinícius Netto.

Na reunião, esteve representantes de 14 municípios. São eles: Florianópolis, São Bonifácio, Antônio Carlos, Anitápolis, Alfredo Wagner, Nova Trento, Tijucas, São João Batista, Biguaçu, Governardor Celso Ramos, Leoberto Leal, Palhoça, São José e Canelinha.

Ascom/Fatma

Claudia De Conto/Texto: Heloísa Medeiros