O 13º relatório de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), divulgado nesta sexta-feira (13), apresentou uma melhora em relação ao estudo anterior. Praias muito procuradas como Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, e Balneário Camboriú voltaram a ficar próprias para banho.

A nova análise afirma de 67,5% dos pontos coletados no Estado estão próprios para banho. Isso representa 135 pontos próprios, dos 200 analisados. Na semana anterior, eram 61,5%. Já na Capital Catarinense, Florianópolis, são analisados 66 pontos em torno de sua costa. Desses, 41 estão próprios para banho, um índice de 62,1%. Na semana passada eram 54,5%. Confira as mudanças:

As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que pode causar diarréia, vômito entre outros problemas na saúde humana. A Fundação aplica a metodologia do Conselho Nacional do Meio Ambiente para certificar se a praia está própria ou imprópria para banho.

Os pontos impróprios podem ter motivações diferentes, no entanto, de uma maneira geral, o litoral catarinense sofre com ligações de esgoto diretamente no mar. Em muitos casos, residências ligam a rede de esgoto na rede pública pluvial, que deságua nos rios e praias. Denúncias de irregularidades neste tipo de tratamento de esgoto devem ser feitas nas prefeituras, já que o saneamento básico é uma responsabilidade municipal. A Fatma também auxilia nos trabalhos, fiscalizando grandes empreendimentos e empresas que fazem o tratamento de esgoto.

Outro alerta da Fundação é para o caso de chuvas fortes. Deve-se evitar entrar no mar ao menos nas próximas 24 horas depois da chuva, assim como evitar tomar banho em pontos próximos a foz de rios e lançamento de redes pluviais.A água da chuva carrega a sujeira das ruas para o mar através da rede pluvial, muitas vezes contribuindo para que o ponto coletado apresente resultado impróprio para banho, conforme aconteceu neste último relatório.