WhatsApp Image 2025 12 02 at 14.00.54diegosp

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) marcou presença, nesta terça-feira, 2, no evento Economia Circular no Setor de Resíduos, realizado no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da CETESB, em São Paulo. O encontro reuniu representantes dos setores público e privado de diversas regiões do país para discutir estratégias, políticas públicas e iniciativas que fortalecem a economia circular no Brasil.

O IMA foi representado pelo diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental, Diego Hemkemeier Silva e pelo coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Nilo Vianna Teixeira. A instituição participou em um dos painéis temáticos do evento, contribuindo com a visão catarinense sobre gestão ambiental, inovação e boas práticas na área de resíduos.

Durante a apresentação, o diretor destacou a experiência consolidada do Programa Penso, Logo Destino (PLD), iniciativa que atua na mudança de hábitos, na redução da geração de resíduos e no incentivo à destinação ambientalmente adequada em municípios de Santa Catarina. Foram abordadas as ações de sensibilização, mobilização social e integração entre poder público, sociedade civil e setor produtivo, que têm se mostrado fundamentais para fortalecer a economia circular no estado.

Também foram apresentados avanços obtidos pelo PLD, incluindo iniciativas educativas, melhorias na gestão municipal, estímulo ao reaproveitamento de materiais e fortalecimento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. A participação reforçou a importância de programas estruturados e contínuos como instrumentos estratégicos para transformar realidades locais e apoiar a transição para modelos de produção e consumo mais responsáveis.

O evento contou ainda com debates sobre o Plano Nacional de Economia Circular, experiências de outros estados, desafios regulatórios e oportunidades de colaboração entre diferentes instituições. A iniciativa foi promovida pela ABREMA, ABEMA e CETESB, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo.

Assista os painéis apresentados no evento neste link

 

Sobre o PLD

O PLD, que foi criado em 2019 e hoje conta com a adesão de 287 municípios de todas as regiões de Santa Catarina, o que representa mais de 97% das cidades do Estado e beneficia diretamente mais de 6 milhões de pessoas. A iniciativa promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, fortalece a logística reversa e estimula a consciência sobre consumo responsável, reciclagem, reutilização e redução da geração de resíduos urbanos.

Saiba mais sobre o programa AQUI