WhatsApp Image 2025 05 07 at 14.45.5811

Foto: Divulgação/ IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu, nesta semana, uma comitiva da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (ADEMA), que veio ao estado para conhecer a gestão ambiental desenvolvida em Santa Catarina. A visita teve como destaque o modelo de gestão do licenciamento ambiental do IMA, reconhecido entre os estados brasileiros por sua eficiência, transparência e uso de tecnologias inovadoras.

Durante a visita, os representantes sergipanos foram recebidos pela presidente do IMA, Sheila Meirelles, e também pelo secretário do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (Semae), Emerson Stein, além de servidores e técnicos do IMA e da Semae.

Sheila Meirelles, presidente do IMA, destacou que receber a comitiva representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Santa Catarina, e também lembrou a importância do apoio do governador Jorginho Mello à implementação de ações voltadas à sustentabilidade e à melhoria dos processos de licenciamento ambiental.

“Santa Catarina tem investido constantemente em soluções tecnológicas e na eficiência da gestão ambiental, com o suporte integral do Governo do Estado. Isso nos permite oferecer um serviço de qualidade e ágil aos empreendedores e à sociedade, ao mesmo tempo em que garantimos a preservação ambiental”, comentou.

 

WhatsApp Image 2025 05 07 at 14.45.30345

Foto: Divulgação/IMA

O roteiro da visita incluiu a apresentação detalhada do fluxo de tramitação dos processos de licenciamento ambiental no estado, realizados de forma completamente digital pelo IMA, por meio do Sistema de Informações de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Sinfat). O sistema permite que todas as etapas – desde o protocolo do projeto até a análise técnica e a emissão das licenças – sejam feitas eletronicamente, o que proporciona agilidade, rastreabilidade e segurança jurídica.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas, além das ações de fiscalização e monitoramento que garantem o cumprimento das normas ambientais.

 

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.56.520000

Foto: Divulgação/IMA

Temas como o papel da auditoria em processos declaratórios com destaque para o controle técnico na concessão de licenças ambientais; fiscalização e monitoramento da balneabilidade; geoprocessamento e utilização de sistemas inovadores, como o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (SIMAD), para consulta de processos e informações ambientais também foram apresentados.

A programação encerrou, nesta sexta-feira, 09, com uma visita técnica a uma das 10 Unidades de Conservação de Proteção Integral administradas pelo IMA: o Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE). A visita foi realizada com o objetivo de apresentar à comitiva as ações de manejo ambiental, os estudos de fauna e flora desenvolvidos no local, além das atividades do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), entre outros programas voltados à conservação da biodiversidade catarinense.

O presidente da Adema/SE, Carlos Anderson Silveira Pedreira, ressaltou que a visita técnica foi essencial para que a equipe pudesse conhecer as boas práticas de gestão do IMA. “Estamos incumbidos da missão de fortalecer as ações em prol do Meio Ambiente e aprimorar os processos de licenciamento ambiental em nosso estado. O governador Fábio Mitidieri tem dado máxima atenção à reestruturação e modernização da Adema, e conhecer as experiências exitosas, como as que nos foram apresentadas pelo IMA/SC, nos auxilia a fazer isso com maior eficiência, aprimorando a gestão ambiental em Sergipe. Estamos muito felizes e gratos com o acolhimento e presteza de toda a equipe IMA, imbuída de um notável espírito de colaboratividade. As portas da Adema Sergipe estarão sempre abertas em retribuição, no que pudermos contribuir”, destacou.

 

WhatsApp Image 2025 05 09 at 11.15.06

 

Divulgação/IMA

Também fizeram parte da comitiva da Adema a Diretora Técnica Ingrid Cavalcanti, as assessoras da Diretoria Técnica, Lygia Carvalho e Ana Consuelo Fontenele; o assessor técnico da Presidência da Adema, Zenilton Santos Filho; Karen Argolo, representante da Procuradoria Jurídica da Adema; e Rebecca Melo, coordenadora de Comunicação do órgão ambiental sergipano.

A programação foi conduzida pela assessora de Normatização e Procedimentos do IMA, Mariane Hatsuno Murakami, e contou com apresentações do diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental, Diego Hemkemeier Silva; do gerente de Tecnologia da Informação, Thiago de Andrade Ávila; do gerente de Geoprocessamento, Djoni Antonio da Silva; do gerente de Análise Recursal, Volney Junior Borges de Bitencourt; do gerente de Auditoria de Licenciamento Ambiental, Victor Bittencourt; da equipe da Gerência de Laboratório e Medições Ambientais, representada pela servidora Maria Joana Allievi; e do gerente de Gestão Ambiental Rural e Florestal, Leandro Junior Farina Pilla.

Já a visita ao PAERVE contou com a participação do gerente de Áreas Naturais Protegidas, Filipe Lemser; do gerente de Bionegócios, Francisco Antônio da Silva Filho; da equipe da Gerência de Biodiversidade e Florestas, representada pela médica veterinária Carla Gomes; além da equipe do Parque Estadual do Rio Vermelho, sob a coordenação de Marcelo Verondino Duarte.

A visita da comitiva da Adema/SE a Santa Catarina destaca a importância do intercâmbio entre os estados brasileiros na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão ambiental. Este intercâmbio visa fortalecer as políticas públicas e contribuir de maneira significativa para a proteção do meio ambiente em todo o país.