Abordagem

 

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), em colaboração com outros órgãos estaduais e federais, realiza anualmente operações preventivas para fiscalizar o transporte de produtos perigosos em Santa Catarina. Essas ações visam garantir a segurança ambiental e evitar incidentes com cargas de risco, como inflamáveis, explosivos, substâncias radioativas e infectantes.

Recentemente, foram realizadas fiscalizações em duas cidades do estado: Santa Cecília e Lebon Régis. Durante as operações, as equipes abordaram diversos veículos e constataram a necessidade de ajustes nos procedimentos de transporte. Em Santa Cecília, 61 veículos foram abordados, resultando em 5 notificações para correções. Já em Lebon Régis, 55 veículos foram fiscalizados, gerando 2 notificações para ajustes.

O gerente de Fiscalização e Emergências Ambientais do IMA, Anderson Ricardo Staub destacou a importância dessas ações para a segurança das comunidades e a proteção ambiental. “As fiscalizações são essenciais para garantir que os veículos que transportam produtos perigosos sigam todas as normas estabelecidas, evitando riscos de acidentes e impactos ambientais, além de identificar rotas críticas e assegurar que os transportadores estejam adequadamente licenciados”, afirmou Anderson.

 

Equipe

Licenciamento Ambiental e Regulação

Para operar no transporte rodoviário de produtos perigosos, os veículos devem ser licenciados pelo IMA. Este licenciamento é obrigatório para o transporte de materiais como líquidos inflamáveis, gases, substâncias corrosivas, entre outros. Atualmente, mais de 27.173 veículos estão licenciados pelo IMA para realizar esse tipo de transporte no estado.