WhatsApp Image 2025 03 07 atsalvatyore

A reunião de colegiado entre a presidência, diretorias e gerências da sede e das regionais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) ocorreu nesta sexta-feira, 7, em Florianópolis. O objetivo foi discutir e alinhar as decisões administrativas e institucionais para os próximos meses de 2025.

A reunião contou com a participação dos coordenadores das 16 Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente (Codams), diretores, gerentes e assessores da sede, e foi conduzida pela presidente do IMA, Sheila Meirelles.

A presidente explicou que a reunião presencial entre os dirigentes é sempre fundamental para que as pautas prioritárias da gestão e o alinhamento estratégico das ações possam ser devidamente definidos com foco na meta de alcançar resultados ainda melhores que os já obtidos nos últimos anos da atual gestão.

O IMA é um órgão extremamente importante para o Estado e contribui diretamente com os índices de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Dessa forma, o trabalho alinhado é fundamental para que possamos continuar cumprindo todas as exigências ambientais nas nossas decisões diárias e contribuir com as metas propostas pelo governador Jorginho Mello para a área ambiental”, explica a presidente.

 

Estatísticas de produtividade

Para se ter uma ideia, somente nestes primeiros meses de 2025, o IMA Instituto já emitiu cerca de 2,5 mil licenciamentos ambientais, autorizações e certidões. De janeiro até o momento foram protocolados no sistema do órgão ambiental 2.774. Nesse período, o IMA concedeu 2.549 processos e arquivou ou indeferiu 246 , totalizando 2.795 e levando o Instituto a obter um índice de conclusão de 100,76%.

O destaque é para o licenciamento tradicional trifásico, com índice de conclusão de 113,44%, considerando que foram protocolados 305 processos e concluídos 346 do passivo. O licenciamento trifásico é aquele onde o empreendimento está sujeito à Licença Ambiental Prévia (LAP); Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO), e o servidor do IMA realiza vistoria e elabora o parecer.

O IMA é pioneiro em soluções de gestão de licenciamento, e também emitiu nesse período 635 licenças autodeclaratórias por meio da Licença Ambiental por Compromisso (LAC) e da Renovação Automática de LAO. Em relação às licenças ambientais, foram concluídos 194 licenças de operação (incluindo renovações); 67 licenças de instalação; 44 licenças prévias; 41 licenças prévias com dispensa de licença de instalação.