Na segunda-feira, 09, o Instituto do Meio Ambiente de Santa catarina (IMA) através do Programa Penso, Logo Destino (PLD) participou de uma ação onde os produtores rurais dos municípios de Irineópolis e Porto União tiveram a oportunidade de entregar suas embalagens vazias de agrotóxicos. Somente neste dia, foram recolhidas 6.825 unidades, além de 45 kg de caixas de papelão e 160 litros de produtos impróprios/obsoletos, totalizando 2,2 toneladas.
A campanha de coleta, organizada pelo Departamento Regional de Canoinhas da CIDASC, em parceria com entidades públicas e privadas, seguriá até dia 13 de dezembro de 2024. O cronograma atende diversas localidades no interior dos dois municípios. Podem ser entregues embalagens vazias de agrotóxicos (rígidas e flexíveis), obedecendo as determinações da legislação. As embalagens precisam estar vazias: as rígidas devem passar pela tríplice lavagem e as embalagens flexíveis devem ser acondicionadas em sacos de resgate para entrega no ponto de coleta. As caixas de papelão devem ser entregues desmontadas.
A destinação correta das embalagens de agrotóxicos é uma responsabilidade compartilhada. Cabe ao produtor rural entregar as embalagens vazias até um (01) ano após a data da compra nos pontos de coleta (em geral, o estabelecimento em que fez a aquisição ou postos criados para esta finalidade). As empresas fabricantes destes produtos são responsáveis pela logística reversa, cabendo a elas dar a destinação final aos recipientes, que não podem ser descartados no lixo comum ou reaproveitados para outros fins.
Nesta campanha de coleta, os caminhões para recolher o material em cada localidade foram disponibilizados pelas empresas parceiras Toni Cerealista, Bortoluzzi, Coperdia, Big Safra, Agroxisto e Cooperalfa.
A iniciativa da CIDASC tem o apoio de outros órgãos públicos estaduais: Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Epagri, Instituto de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Vigilância Sanitária Estadual e Divisão de Vigilância Epidemiológica. A Polícia Rodoviária Federal e as prefeituras municipais também participam da campanha, assim como a Acodeplan (Associação de Comerciantes de Defensivos do Planalto Norte).
Segundo a gestora do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, a campanha de coleta é uma oportunidade para os produtores resolverem de forma prática e segura o descarte das embalagens de agrotóxicos, incluindo produtos impróprios e obsoletos que podem estar armazenados nas propriedades. " Além de cumprir a legislação, essa ação evita contaminações e promove a saúde única, segurança ambiental e sanitária. É uma solução acessível e essencial para quem quer cuidar da sua propriedade e do futuro.”, enfatiza.
"Apoiar iniciativas como essa é uma grande satisfação para nós do IMA. Trata-se de uma ação importante com o objetivo de provocar a mudança de comportamento e a construção do pertencimento da sociedade para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, isso contribui diretamente com a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável", completa o coordenador estadual do PLD, Cícero Luis Brasil.
pdf Agraotóxicos: Uso responsável e Devolução Segura (6.25 MB)