WhatsApp Image 2024 09 20 at 17.23.14

 

Os municípios catarinenses inscritos na segunda edição da Campanha de Recolhimento de Pneus de 2024, participaram de uma capacitação nesta sexta-feira, 20, que foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) através do Programa Penso, Logo Destino em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) e as empresas de coleta Xibiu e Reciclanip. 

A capacitação foi realizada com o objetivo de padronizar e alinhar as ações a serem realizadas durante o período da campanha. A partir do dia 21 de setembro inicia o período de armazenamento de pneus nos municípios e a previsão de recolhimento pela empresa de coleta é a partir do dia 21 de novembro.

O objetivo da campanha é ajudar na  redução de focos do mosquito Aedes aegypti que é vetor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, uma vez que os pneus são potenciais criadouros para o mosquito. Além disso, por meio da campanha é dado um destino correto a esse tipo de material.

A campanha de recolhimento de pneus é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD). Estão envolvidos também nesta Campanha, as empresas Reciclanip e Xibiu, responsáveis pela coleta e reciclagem de pneus em todo o Brasil. 

A cada edição ocorre um engajamento maior dos municípios. Este já é um projeto consolidado, que além de preservar o meio ambiente ajuda na prevenção das doenças”, reforça o coordenador estadual do PLD e técnico do IMA, Cícero Luís Brasil.

Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso.

Outras informações podem ser acessadas através deste link.