WhatsApp Image 2024 08 15 at 20.13.25rei

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio das Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente (CODAM) Criciúma e (CODAM) Tubarão e da Gerência de Fiscalização, Emergências e Passivos Ambientais (GEFIS) vinculada à Diretoria de Controle e Passivos Ambientais (DCPA), participou na tarde desta quinta-feira, 15, de um simulado de emergência com vazamento de produto perigoso e atendimento de múltiplas vítimas.

A ação foi realizada pela CCR ViaCosteira, em parceria com órgãos de segurança pública e equipes de atendimento emergencial de Santa Catarina, na BR-101, próximo à alça de acesso do KM 389, em Criciúma.

WhatsApp Image 2024 08 20 at 15.17.09

O cenário envolveu um engavetamento entre dois veículos e um caminhão transportando material perigoso resultando em um vazamento fictício na pista. Para simular o incidente, foi utilizada uma mistura de água e espuma no lugar do produto químico. Voluntários atuaram como vítimas, incluindo três com ferimentos leves, duas moderadas, duas em estado grave e uma vítima fatal fictícia.

“Simulados como este são cruciais para testar a coordenação entre diferentes órgãos e aprimorar as técnicas de resposta em situações de emergência, assegurando que, em caso de acidente real, as ações sejam imediatas e eficientes. O IMA atua com papel fundamental no transporte de produtos perigosos, visando proteger o meio ambiente e assegurar as exigências legais para a movimentação de produtos que possam causar algum dano ambiental ou à saúde da população.”, explicou o gerente da GEFIS, Carlos Eduardo Rocha.

WhatsApp Image peri2024 08 15 at 20.13.24 1

“O principal objetivo deste exercício é aprimorar a coordenação entre os diferentes órgãos de resgate e trânsito de Santa Catarina, garantindo que nossas equipes estejam prontas para responder rapidamente e com eficiência a qualquer emergência, inclusive em casos extremos como este", destaca Juliano Roque de Souza, Gerente de APH - popularmente conhecido como Resgate da CCR Rodovias.

WhatsApp Image 2024 periepr08 15 at 20.13.23

A ação contou com a participação da CCR ViaCosteira, do IMA através das CODAMs de Criciúma e Tubarão; Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil em Criciúma (DCSC); Atendimentos Emergenciais; Corpo de Bombeiros Militar; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - Regional Criciúma; Polícia Civil - 6° Delegacia Regional de Polícia Civil - Criciúma; Saer/Samu - (PCSC); Polícia Científica - Meso Região Sul; Polícia Militar Ambiental e Ambipar.