WhatsApp Imagpldpneus2024e 2024 08 09 at 13.58.55

Na sexta-feira, 09, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria da Saúde (SES) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio do Programa Penso Logo, Destino (PLD) executaram ação para a divulgação da Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis. O evento, realizado em formato de videoconferência com a participação de 132 representantes, teve como principal objetivo engajar os participantes na iniciativa, que visa promover a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental.

Durante a reunião, foram apresentados detalhes fundamentais sobre a campanha, datas importantes e instruções de como fazer parte. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar sugestões para aprimorar a iniciativa. A interação foi marcada por uma dinâmica produtiva, evidenciando o comprometimento de todos com a preservação do meio ambiente e a prevenção de focos de doenças, como a dengue.

A campanha, integrante do programa PLD, faz parte de uma série de ações voltadas para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos. Esta edição do segundo semestre de 2024 já está com inscrições abertas por meio deste link: https://forms.gle/gaNBmcXyTdKN5xo39.

A mobilização comunitária é fundamental para o sucesso da campanha, e o IMA convida a todos para contribuir com essa causa, para garantir que os pneus descartados sejam destinados de forma correta, contribuindo para a diminuição dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

linha do tempo page 0001pldpneis2024

Dengue em SC

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.